Debian 9.0 Stretch não virá com suporte ao UEFI Secure Boot

A equipe do Debian avisa que o Debian 9.0 não virá com o UEFI.

O Debian 9.0 Stretch vai ser lançado em breve, e todo lançamento de qualquer distribuição GNU/Linux existem fatores que podem impedir o lançamento da distribuição. A equipe de desenvolvimento do Debian 9.0 mudou suas prioridades, e agora o suporte ao UEFI não é mais um fator que pode impedir o lançamento da nova versão.

Jonathan Wiltshire durante a lista pública do Debian, disse que o UEFI estava programado para o Debian 9.0, mas que devido a falta de tempo e recursos, neste lançamento não virá na distribuição. Ainda na lista, ele diz que o recurso UEFI estará disponível em próximas atualizações do Debian 9.0, apenas não virá agora pelas razões que ele apresentou.

A equipe do Debian é muito cuidadosa em todos os âmbitos, afinal o Debian é conhecido por ser uma distribuição totalmente estável. Jonathan alega que infelizmente precisou tomar a decisão devido ao tempo escasso, em especial por parte dos voluntários que estão trabalhando em favor do Debian 9.0, ele sabe que é uma decepção para alguns usuários e desenvolvedores.

O intuito da ausência do UEFI neste primeiro momento do Debian 9.0 é justamente para evitar quaisquer erros ou falhas que possam ocorrer devido a um desenvolvimento feito as pressas, o que não condiz com a filosofia cuidadosa da comunidade Debian.

Agora é só aguardar, torcemos para que após este anúncio mais pessoas queiram integrar o time de desenvolvedores do Debian 9.0 e agilizar rapidamente a inclusão do recurso UEFI nas próximas atualizações do Debian.

Em suma, ainda faltam corrigir 143 erros neste RC e caso você queira testar é importante desabilitar o UEFI Secure Boot na sua BIOS, ou infelizmente não poderá ajudar no desenvolvimento do Debian.

Para mais informações sobre toda essa conversa, sugerimos ler a lista pública do Debian:

Lista Pública

Comentários