Libreboot quer voltar a fazer parte do Projeto GNU da FSF

Libreboot esta retraindo comentários e pensa em voltar para o projeto GNU

No ano passado o Libreboot se desvinculou do Projeto GNU da FSF (Free Software Foundation), o projeto havia sido homologado pela FSF em Maio e em setembro houve a desvinculação do GNU. Segundo a fundadora do Libreboot Leah Rowe, um funcionário da Free Software Foundation havia sido demitido porque era transgênero. Tal atitude incomodou Leah que também é transgênero e gerou a desvinculação do GNU e claro da FSF.

Em uma postagem recente no Reddit, Leah diz o seguinte:

Libreboot deixou o GNU em 15 de setembro de 2016, com uma série de acusações e calúnias lançadas contra a FSF para um tópico não relacionado com o Libreboot. Caos se seguiu, e as relações da Libreboot com FSF e GNU foram fortemente danificadas. Tudo isso foi desnecessário. O que aconteceu não deveria ter acontecido, e eu prefiro não falar sobre isso em detalhes neste segmento, mas quero apenas dizer que o Libreboot nunca deveria ter saído do GNU.

Disse Leah – Fundadora do Libreboot

Em 02 de abril de 2017, Libreboot emitiu uma carta de paz para a comunidade. Ele pode ser visto aqui, juntamente com o pedido de desculpas em público para as ações que a fundadora do Libreboot tomou durante o período de setembro de 2016 até o final de março de 2017, confira a carta:

Carta do Libreboot

Qual o objetivo da carta escrita pelo Libreboot ao projeto GNU ?

Agora, o Libreboot pede ao Projeto GNU que considerem a sua volta ao projeto, a fundadora também diz que nenhum membro do projeto fez oposição com a volta, o que entendemos nas entrelinhas que a saída do Libreboot do GNU foi totalmente precipitada e que as acusações realizadas pelo projeto não se sustentaram.

Até o momento a FSF ou o Projeto GNU não fizeram nenhuma declaração sobre o assunto, não temos nenhuma informação se o Libreboot será aceito novamente no projeto depois de todas as medidas exaustivas que foram feitas sem devida cautela de investigação, pois é, as acusações feitas pelo Libreboot a FSF foram graves e geraram um grande desgaste, por hora, vamos aguardar o resultado deste pedido.

Comentários