Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

O que é a internet das coisas?

A Internet das coisas já é uma realidade, entenda mais um pouco, aprenda o que é!

A Internet da coisas, sendo utopia ou não, já é realidade em alguns países e a previsão é de até 2020 estaremos conectados. Cada aparelho eletrônico, consegue ter sua identificação (que é feita por rádio frequência ‘RFID’), que é guardada em um banco de dados. Assim, quando esse aparelho se conectar a uma rede, como a internet, que consiga se conectar ao banco de dados, essa rede consegue identificar cada aparelho que esteja registrado no banco de dados.

E essa interatividade da rede com o banco de dados, faz com que cada aparelho eletrônico, consiga interagir um com o outro, por meio da internet. Com os aparelhos identificados por RFID interligados a um banco de dados, e todos eles com conectividade a rede (internet), isso faz com que a IOT seja possível.

Primeiro, para ligar os objetos e aparelhos do dia-a-dia a grandes bases de dados e redes e à rede das redes, a Internet, é necessário um sistema eficiente de identificação. Só desta forma se torna possível interligar e registrar os dados sobre cada uma das coisas. A identificação por rádio frequência conhecida como RFID é um exemplo de tecnologia que oferece esta funcionalidade[4], mas não a única (vide NFC e Bluetooth p. ex.)

Acho que quase deu um nó! Mas os nossos parceiros fizeram um vídeo que nos mostra claramente como será a internet das coisas no futuro e qual o objetivo da ideia, assista ao vídeo.

Comentários