Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

O que está por vir no Ubuntu Phone, Unity, Mir ?

Um usuário resolveu fazer um texto sobre o que está por vir depois que a Canonical anunciou parar com os investimentos no Unity 8 e claro, consequentemente o Ubuntu Phone e o Mir.

Um participante de nome Piotrek Mitana, com uma visão ampla resolveu se manifestar na lista do Ubuntu Phone enviando um e-mail entitulado “O que está por vir no Ubuntu Phone, Unity, Mir? No texto, ele traz perspectivas e a forma como ele aborda cada assunto citado no anúncio é genial e certamente vai dar muito gás a quem ler. Ele cita Unity, Ubuntu Phone, Mir e tantos outros temas que vem sendo abordados desde que a Canonical resolveu parar com estes projetos.

O que está por vir? Unity, Ubuntu Phone e Mir

Olá, eu sou novo aqui.

Embora eu não seja ativo em listas de discussão e no Google+, eu estive ansiosamente observando o Ubuntu Touch desde o início. Eu também comprei um Meizu Pro 5 Ubuntu há alguns meses e sou feliz com ele (além de alguns bugs irritantes que Canonical nunca conseguiu corrigir…)

A partir das observações que eu gostaria de compartilhar minha ideia de como eu vejo o futuro, vamos chamá-lo de Unity, Unity OS, Unity Área de Trabalho, Unity for Phone, seja qual for. Eu acho que eu não posso ajudar com o desenvolvimento, pelo menos não agora. Mas espero que a minha voz aqui, seja capaz de conseguir atingir os desenvolvedores que querem ficar, e assim ajudá-los a encontrar o caminho para o projeto. Eu também postei isso no fórum UbPorts.

Vamos ainda lutar pela convergência Ubuntu

Sim. Isto é, em minha opinião, o maior ponto de venda de telefones Ubuntu. É algo novo, algo que os outros não têm ainda. Ubuntu e o Linux em geral em suas grandes aplicações de desktop. A visão de ter um PC em nossos bolsos é muito emocionante e não podemos desistir.

O Ubuntu Core pode ser uma boa base

Eu acredito que o chamado Unity OS não deveria participar junto com o Ubuntu. Canonical ainda está atrás do Ubuntu Core e Snaps. É a Internet das coisas que eles escolheram para começar a ganhar dinheiro.

O hardware do Ubuntu Phone

Isto implica duas coisas: não são e serão dispositivos e chips oficialmente suportados pela snaps. Há Raspberry Pi, há Dragonboard (por isso é um Snapdragon Qualcomm de fato – não muito longe do telefone). É por isso que eu acredito que os novos devs devem continuar no que a Canonical começou e não terminou mantendo o Ubuntu Phone e Tablet para Ubuntu Core e Snaps.

O Ubuntu para desktop pessoais

Também acredito que o conceito Ubuntu Personal (tirando os desktops baseados) ainda deve estar na lista, de modo a “Um sistema operacional para governá-los” ainda pode ser criado. Acredito que o snaps ainda tem o potencial de tornar-se um ambiente de trabalho seguro e confiável, com bom permissão e gerenciamento de dependência que o snap introduz.

O verdadeiro Unity vem com o Wayland

É o que a história tem mostrado, o maior erro da Canonical: Mir. Isto é o que marcou o resto da comunidade Linux e o que criou o maior número de conflitos e haters. Levando o Unity para o Wayland, pode atrair mais desenvolvedores dispostos a contribuir com o verdadeiro Unity para telefone. E há mais uma coisa que a comunidade tinha problema: Contrato de Licença para Colaboração.

O Unity 8

O conceito do Unity 8 é muito bom para todos os telefones, tablets e desktop. Eu realmente gosto de muitas características do mesmo e o conceito geral de navegação do telefone. Também os âmbitos são um bom conceito – mas eles precisam para começar a trabalhar muito mais rápido e melhor. Vamos torná-los todos livremente instalável, para que qualquer pessoa pode instalar apenas aqueles que ele usa. Isso irá gerar alguns benefícios.

 

Comentários