Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

openSUSE Leap 15 será a versão sucessora do openSUSE Leap 42.3

O openSUSE Leap terá novo estilo de versionamento, agora será openSUSE Leap 15

O openSUSE através do Richard Brown em nome do conselho do openSUSE fez um anúncio na lista do openSUSE no dia 22 de abril, que a próxima versão do openSUSE Leap não vai seguir o modelo do versionamento atual, que esta atualmente na versão 42.3.

Ele explica que quando começaram com o openSUSE Leap, o número da versão foi um dos problemas iniciais, na primeira versão o openSUSE Leap, o openSUSE estava na versão 13.2 e o SUSE Linux Enterprise estava na versão 12 seguindo para o SUSE Linux Enterprise 12 SP1.

Como o openSUSE Leap é baseado no SUSE Linux Enterprise eles queriam refletir isso na versão também, para alguns parecia bobagem, mas para o projeto foi de suma importância naquele momento. Quando uma versão do SUSE Linux Enterprise muda de número, é sinal que grandes mudanças foram realizadas, já os services packs são a implementação de mudanças, mas nada que tenha grande efeito. E foi por isso que queriam que o Leap segui-se o mesmo esquema do SLE.

Mas o openSUSE já tinha versões começando com 12, por isso não conseguiram sincronizar com o SLE. E foi assim que surgiu a versão 42.x. Isso deu a oportunidade de estabelecer uma ligação com as versões SLE (Versão SLE+30 = Leap Version) e evitar confrontos com os números de versão que já haviam sido usadas.

O plano era que a próxima versão fosse o openSUSE Leap 43, e assim a versão estaria alinhada com SLE 13, seguido pelo Leap 43,1 (com SLE 13 SP1), Leap 43,2 (SP2) e etc.

No entanto, como houve mudança nos planos, a SUSE decidiu que sua próxima versão do SLE será a 15, e não a 13. Claro, a versão 45 do openSUSE Leap chegou a ser discutida e junto com elas algumas ideias hilárias, tão hilárias que segundo o Richard, o preocupou com a sua própria sanidade e com os colaboradores do projeto.

Confira agora um trecho do anúncio oficial do openSUSE Leap

A decisão da SUSE de ignorar o SLE 13 e 14 nos deu uma oportunidade perfeita para sincronizar com versões SLE como sempre quisemos originalmente com o Leap. Isso foi uma oportunidade que não aconteceria facilmente nos próximos anos, se continuarmos com openSUSE Leap na versão atual.

Existem apenas alguns pacotes na nossa distribuição que fazem referência ao controle de versão 42.x e devem ser facilmente alterados como parte do zypper dup, portanto não estamos preocupados com esta decisão que afeta a atualização dos usuários.

Estamos cientes de que esta decisão pode ser um pequeno incômodo para os usuários do openSUSE Leap que usam ferramentas de gerenciamento de configuração como salestack e puppet, mas a oportunidade de a longo prazo simplificar essa configuração (por poder tratar o SLE e o Leap de forma semelhante) superou o nosso desejo de esperar mais tempo.

Para mais informações sobre a mudança no versionamento, confira o anúncio oficial na lista do openSUSE Leap:

Anúncio Oficial

 

Comentários