Quais as diferenças entre Unix e Linux?

Confira as diferenças entre esses sistemas

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Dúvidas sobre o que é Unix e Linux? Sua confusão vai acaba agora porque explicarei o que exatamente é Unix e como ele se difere do Linux.

O que é Unix?

Unix é um sistema operacional proprietário que foi desenvolvido pelo centro de pesquisas da Bell Labs na década de 1970 por Ken Thompson, Dennis Ritchie, e vários outros desenvolvedores.

Seu principal modo de interação é a Interface de Linha de Comando (CLI), e embora tenha ganho uma interface gráfica, a maioria dos usuários do Unix ainda preferem usar o CLI.

Como o Unix é um software proprietário, ele não está disponível gratuitamente nem seu código-fonte é aberto. No entanto, devido ao crescimento de sua popularidade começou a ser Licenciado a diferentes empresas de tecnologia que posteriormente permitiu a existência de vários derivados.

O Unix encontra a maior parte do seu uso em empresas e instituições que empregam sistemas computacionais high-end, mainframes e mega servidores para fazer cálculos e, portanto, requer certas arquiteturas especificas.

Ele tem suporte para alguns sistemas de arquivos, incluindo Gps, HFS, JS, Bfs, Vets, e Zfs.

Abaixo, alguns sistemas Unix bem conhecidos:

  • AIX (IBM)
  • BSD
  • HP – UX
  • IRIX
  • Solaris

Ele também possui alguns projetos de código aberto:

O que é o Linux?

O Linux, em si, é um kernel que foi desenvolvido por Linus Torvalds em 1991 baseado no sistema operacional Unix como um projeto pessoal em que ele trabalhou e achou que deveria mostrar a outros programadores assim como ele.

O sistema operacional Linux foi construído para não apenas ser apenas de código aberto, mas também fácil de usar, gratuito, leve e compatível com uma variedade grande de hardwares. Inicialmente desenvolvido para ser um sistema operacional para computação pessoal, o Linux cresceu em qualidade e capacidade na medida em que começou a ser usado em escritórios, servidores, etc.

O Linux é mantido por Linus Torvalds e uma comunidade de desenvolvedores de todo o mundo que se voluntariaram para trabalhar no projeto open-source gratuitamente. No entanto, somente Linus pode autenticar as alterações feitas no código-fonte do kernel.

Compatibilidade e Distros do Linux

O sistema operacional Linux é compatível com muitos sistemas de arquivos, incluindo XFS, RAMFS, vfat, EXT1, EXT2, EXT3, EXT4, Ufs, Autofs, devpts e NTFS, para mencionar alguns.

Ele possui muito mais versões do que Unix:

Para se ter ideia da grandeza que o Linux conseguiu atingir, dos 500 maiores servidores do mundo, 490 deles rodam Linux.

Explicação rápida e concisa. Dúvidas, críticas, sugestões? Deixe seu comentário 🙂

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários