Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

O Ubuntu com Unity vai acabar? E o Mir e o Snap como ficam?

Muitas notícia circulam sobre o fim do Unity, MIR e Snap, mas o que anda acontecendo mesmo?

Depois de muitos anos investindo no Unity como um grande ambiente, a Canonical anuncia que não vai mais investir no Unity 8. A verdade é que desde sempre muitos comentários além de grandes investimentos vem sendo realizados pela Canonical, que é a empresa por trás do Ubuntu e que financia.

Depois de longos anos investindo firmemente na convergência, em vários projetos tentando tornar o Ubuntu disponível para telefones, chega a notícia de que a empresa vai parar de investir no Unity. Desde o anúncio que a lista do Ubuntu não para de receber mensagens e questionamentos, inclusive de pessoas que compraram aparelhos do Ubuntu Phone que obviamente foram vendidos com o Unity, sem saber ao certo o futuro que vão ter a partir de agora.

O sonho da convergência vem chegou ao fim, passamos pela ideia do Ubuntu EDGE e tantos outros projetos que a Canonical tentou manter de pé durante anos, alguns claro, não deram tão certo.

O que fez os investimentos do Unity, Mir e Ubuntu Phone serem encerrados pela Canonical?

A verdade é que no anúncio feito pelo Mark, o fundador da Canonical deixa claro que os investimentos foram suspensos para o Unity 8 devido as tendências, a Canonical como dito entrou em um novo ano fiscal, e como toda empresa eles precisam avaliar o que continua ou não, na lista de projetos da empresa.

Ainda no anúncio, Mark diz que o mercado e a comunidade, neste caso do Ubuntu, determinam o que deve crescer ou não, e que chegou a gora de deixar algumas coisas para trás e seguir em frente. Disse que os esforços foram interpretados como fragmentação e não inovação, que a indústria não se reuniu à possibilidade.

Há algum tempo atrás na lista dos desenvolvedores do Ubuntu foi dito que algumas coisas iriam ser feitas a portas fechadas, que seriam dois times um da própria Canonical e outro da Comunidade Ubuntu, observando isso certamente todo mundo deve ter entendido como uma separação, algumas informações da equipe Canonical só seriam liberadas para a Comunidade Ubuntu após o lançamentos e não durante o desenvolvimento, assim como foi com o Unity com o Mir e claro, o Snap.

Sabemos que são projetos promissores, existiram razões para que eles fossem criados, e claro, há usuários para eles, mas não o suficiente para a Canonical mantê-los em seus círculos de investimentos.

O que dizem na lista do Ubuntu sobre isso?

Atualmente a lista do Ubuntu anda fervendo, pessoas falando de liberdade, usuários enviando e-mail querendo saber mais sobre a situação do Ubuntu Phone, do Mir, Snap e Unity, e com toda razão, muitas pessoas estão envolvidas e é óbvio que sem a ajuda a Canonical vai ser difícil manter qualquer um destes projetos.

O que vem sendo discutido recentemente é o futuro do Snap, pois existe sim o risco da mudança para o Flatpak, mas nada definitivo, toda essa mudança do Unity para o GNOME esta preocupando os usuários o futuro ainda é incerto, até agora sabemos apenas sobre o Unity e o Mir e claro, o Ubuntu Phone que saíram da lista de investimentos da Canonical. Vamos continuar acompanhando os acontecimentos nas listas do Ubuntu e ver se haverá mais mudança ou quem sabe o Mark pode reavaliar as suas decisões sobre o Ubuntu Phone, Unity e o Mir, vamos aguardar.

Comentários
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE