Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

8 games open source para você

O retro está na moda e no mundo Linux temos diversas opções que vão além do emulador e de jogos comerciais

Wesnoth

Ou Battle of Wesnoth é um jogo em turnos que lembra os RPGs do Mega Drive. Alias, foram os jogos da SEGA que serviram de inspiração para o jogo. Ele possui o famoso esquema hexagonal, turnos e campanhas e ainda temos o modo multiplayer.

É leve a ponto de conseguir rodar em um processador Atom com 1G de Ram, em sua configuração básica, obviamente não é um jogo com gráficos pesados, mas sim um clássico RPG com uma boa dose de dificuldade. O fato de ser open source estar ativo é mais do que um convite para contribuirmos nem que seja com sugestões no fórum oficial.

Para conhecer mais sobre o Wesnoth.

MegaGlest

O que dizer de um jogo que custa pouco mais de R$10,00 na Steam, mas está disponível gratuitamente nas distros Linux. É também um chamado para testar e se você curte jogos em turno, construir coisas e cair na diversão ao melhor estilo Age of Empires então pode ir sem medo. O jogo é herdeiro espiritual do Glest, que teve sua versão descontinuada em 2009, mas como é open source permitiu seu surgimento.

Para mais detalhes sobre MegaGlest.

E quem tiver interesse em adquirir o jogo na Steam para contribuir só pesquisar MegaGlest.

Open Sonic

O desenvolvimento está parado desde 2010, mas é o Sonic. Trata-se de um jogo em homenagem feito por fãs. Traz o conceito de jogar com os três personagens mais famosos da franquia num esquema de colaboração onde devemos combinar talentos a fim de completar cada fase.

Quem tiver interesse em conhecer mais do jogo e até quem sabe dar um upgrade eis o endereço Open Sonic.

0 A.D.

Mais um jogo de estratégia com um “Q” de Age of Empires. Por curiosidade, tudo começou como um mod para Age of Empires II e acabou virando um jogo independente e na seqüência o código foi aberto. Ainda está em alfa, mas podemos dizer que é estável, apenas não está completo. A ausência de game player em rede é algo que esperamos ver resolvida pelo menos na fase beta.

Para conhecer mais e contribuir: 0 A.D.

Xonotic

Usando a Quake Engine (isso mesmo do clássico Quake), que se tornou livre em 1999 foi possível o nascimento deste game de tiro em primeira pessoa que conta ainda com o modo multiplayer. É uma boa escolha para um momento de relaxamento, chamar os amigos e combinar uma partida.

Se você curte FPS não deixe de conhecer Xonotic.

Hedgewars

Lembra de Worms? Que tal trocar minhocas por ouriços? Então este jogo é para você! Leve sem pesar a parte gráfica e com qualidade se você curte o clássico Worms ficará mais que satisfeito com os ouriços.

O jogo ainda tem modo multiplayer sendo mais uma opção para reunir os amigos numa jogatina para relaxar.

Se interessou? Baixe logo então Hedgewars.

SuperTuxKart

Inspirado em Mario Kart com os mascotes do mundo livre usando armadilhas e pé no acelerador para ganhar cada prova. Os gráficos são agradáveis lembrando bastantes os do N64 é possível reunir o pessoal para jogar, mas ainda não em rede apenas partidas locais. Ainda assim o jogo vale a pena para quem gosta de games de corrida de um jeito descontraído.

Em breve este jogo, que já está a tempos no Linux, estará na Steam.

Para ver mais e contribuir acesse SuperTuxKart.

SuperTux

Inspirado no clássico Super Mario Brothers, o Tux é outra opção de jogo leve e divertido perfeito para os amantes dos jogos 2D, trazendo uma história criativa. E o melhor seu desenvolvimento continua ativo.

Para saber mais, contribuir e baixar só visitar SuperTux.

Menção honrosa: Frogatto & Friends

Um jogo de plataforma com gráficos 2D com possibilidades de melhoria durante o jogo e de código aberto com uma equipe disposta a contribuir com quem quiser fazer modificações. Neste jogo, você é um simpático sapo que se aventura para ajudar seus amigos.

Para quem aprecia o gênero vale à pena provar então vá logo para Frogatto.

Contribuindo

Tanto se fala em desenvolvimento de games, mas no mundo livre nós temos grandes possibilidades de praticar. Quem curte desenvolver games ou está começando pode começar a contribuir com os jogos listados acima com toda certeza sua contribuição será bem vinda e você ganhará em aprendizado.

E eu que não sou programador nem tenho a mínima noção do que fazer? Tranquilo cara pálida tem espaço para todos, artistas contribuindo com suas artes, tradutores traduzindo, testadores testando betas e alfas e até aqueles que são bons em dar palpite fazendo isso nos fóruns oficiais, o importante é contribuir.

Comentários