Até onde vale a pena reviver seu velho computador?

Quem nunca teve um PC antigo e pensou, nossa ainda dá para usar?

Linux não faz milagres!

Embora com uma distro linux sua máquina antiga ganhe um gás extra não espere o impossível. Existem limitações de arquiteturas como o caso do Google Chrome que não está mais disponível para x86 (o velho 32 bits) e algumas outras distros, entre elas Kde-Neon, PCLinuxOS, Kao entre outras, já não fornecem de versões 32 bits.

Sim, apesar do Linux ser muito bom ele não fará nenhum milagre. Ele pode deixar seu velho equipamento que rodava o Windows XP funcional, mas não espere um upgrade milagroso. Por exemplo, reviver um equipamento que use 1 GB de RAM e tenha um processador Dual Core é mais simples e fácil que reviver outro com 512 MB e Single Core sem mencionar programas que estão exigindo mais dos nossos computadores.

Em primeiro, lugar você deve buscar uma opção realista para até um 1 GB. Temos o LXLE derivado do Lubuntu, SalixOS derivado do Slackware, Debian (basta configurar ), Lubuntu, Xubuntu, Linux-Lite, Bodhi entre outras distros com capacidade de dar aquele gás. Claro, não espere gráficos de alta qualidade nem animações, mas com certeza seu equipamento vai ganhar uma sobrevida. Seu equipamento continuará com as limitações de hardware, portanto não abuse saiba que existe um limite.

Uma breve análise de algumas distros para reviver PC e laptops antigos:

LXLE: Um Lubuntu com um suporte extra, para quem não lembra apesar do Ubuntu LTS garantir suporte de 5 anos seus derivados não precisam fazer o mesmo, ainda que seja um sabor oficial.

É leve como o Lubuntu em um Acer Aspire One ZG5 1GB de RAM consumuiu 250MB e chegou aos 800MB quando colocado para executar varios aplicativos ao mesmo tempo.

Vem com o seamonkey como navegador padrão, LibreOffice e alguns aplicativos do Mate, podemos até dizer que hoje o LXLE é um Lxde com Mate.

Prós: Instalação fácil, suporte extendido e leve como prometido.

Contras: Para uma distro leve vem com muitas aplicações ainda que sejam leves.

Recomendado: PC e laptop com 10 anos, pouca coisa mais de idade e até 2GB ram, mas também serve bem em equipamentos recentes.

Puppy e semlhantes: Leve com versão baseada no Ubuntu LTS 14.04 e outra no Slackware é pequeno como o nome sugere possui aplicativos funcionais, mas pode não ser a primeira opção a menos que você realmente precise de algo leve.

Prós: Leve um verdadeiro peso pena e com aplicativos de uso cotidiano.

Contras: Pacotes obsoletos o que é compreensivel dado a proposta da distro.

Recomendado: Para ver seu PC anos 90 respirar por um pouco mais de tempo.

TinyCore: Tão leve que precisa de apenas 12MB para rodar, se quiser uma versão turbinada chegará aos 64MB de RAM, pode rodar diretamente em um pendrive ou CD minimalista na sua mais pura forma.

Prós: Leve pouco exigente .

Contras: Tanta leveza tem seu preço aqui é o fato que ou alguns aplicativos estão obsoletos ou simplesmente não existem para esta distro.

Recomendado: Levar no bolso

Afinal vale a pena reviver um PC ou laptop antigo?

O custo benefício deve ser levado em consideração existe o consumo de energia especialmente no caso de desktops temos ainda a morte anunciada do 32 bits. Mas espere, isso ainda levará algum tempo se você tem 1 GB de RAM pode reviver seu antigo parceiro tranquilamente, menos do que isso é bom buscar um upgrade no seu hardware.

Comentários