Conheça 5 distribuições para substituir o Ubuntu e sua falecida interface gráfica, o Unity

Não tenha medo, há vida além do Unity

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Canonical está matando o Unity e o Mir, mas os fãs do Ubuntu não precisa se apavorar.

Você pode continuar a utilizar a interface Unity 7 durante o tempo que quiser, embora você tenha que instalá-lo depois de instalar o Ubuntu.

Uma comunidade também está se formando em torno da idéia de desenvolvimento contínuo do Unity – ou, pelo menos, espera, corrigindo bugs e atualizando para corrigir vulnerabilidades de segurança.

Sinais são promissores e da minha perspectiva como um usuário do Ubuntu, estou aqui para lhe dizer que não há nada a temer.

Se você decidir que a incerteza do futuro do Ubuntu não é para você, talvez seja hora de experimentar alguns outros desktops e distros.

Mas qual escolher?

Isso é altamente subjetivo e os leitores terão suas próprias opiniões. Existem dezenas de distros e desktops lá fora.

Com isso em mente, aqui estão as minhas escolhas:

Ubuntu MATE

Esta seria a minha principal escolha para quem é usuário novo no Linux ou que queira uma excelente experiência de desktop. O MATE é rápido, atualizado regularmente e usa uma interface familiar orientada a barra de tarefas. Minha única hesitação aqui seria para usuários com telas HiDPI. O suporte HiDPI do MATE é OK, mas não é tão bom quanto o que o Unity ou o GNOME oferecem.

Ubuntu MATE oferece uma experiência familiar do Ubuntu – todos os aplicativos que você está acostumado, todos os comandos habituais nos lugares habituais.

O MATE cresceu fora do projeto Linux Mint, mas eu prefiro o que a equipe Ubuntu MATE montou. Eu prefiro Ubuntu MATE, em parte, porque muitas vezes eu recomendo isso para novos usuários e eu não acho que as configurações de segurança padrão da Mint são uma boa correspondência para os recém-chegados do Linux.

Solus

Uma agradável, bonita, estável e rápida distribuição rolling release. Quando o Solus surgiu em 2012, eu pensava “mais uma distribuição para esse oceano de distribuições chamado Linux”, muitas pessoas colocam as varias distribuições como vantagem, mas eu vejo mais como uma desvantagem. Mas isso é para um outro post.

O Solus possui um gerenciador de pacotes próprio, o eopkg, que é rápido, resolve dependências e muito leve.

Gosto bastante da interface gráfica Budgie, além de bonita e agradável, é muito funcional lembrando, assim como MATE, o velho e bom GNOME 2. Ahhh saudades do GNOME 2.

Mageia

Mageia é uma distro baseada na falecida distribuição Mandriva. A versão mais recente é Mageia 5.1, que oferece suporte UEFI, bem como várias atualizações de software.

Possui um instalador gráfico fácil de usar e executa o trabalho de instalação do sistema de uma forma intuitiva. Não sou muito fã do KDE, mas gosto bastante da versão personalizada feita para distribuição. Também gosto da tela de boas-vindas do projeto, que não só fornece links para a documentação, mas também facilita a instalação de programas populares de código aberto.

Não sei o por quê do Mageia ser uma distribuição tão negligenciada pela comunidade GNU/Linux. É uma distribuição estável, funcional, agradável de se olhar e com uma boa documentação, principalmente, para a utilização do seu gerenciador de pacotes urpmi.

O Mageia é uma distribuição sólida, fácil de instalar e agradável de usar. Acredito que deve ser recomendado para os usuários novatos Linux também.

Devuan

O Devuan é um derivado completo do sistema Debian, mas é um sistema sem o controverso systemd.

A distribuição utiliza o System V como seu init… E é apenas isso que o diferencia do Debian, o resto é igual.

Utiliza o XFCE como ambiente de trabalho padrão, mas durante a instalação é possível instalar outros ambientes como GNOME, KDE, etc…

Zorin

O Zorin é uma distribuição de Linux com base no Ubuntu. Possui uma aparência visualmente atraente e uma abundância de opções de personalização.

Zorin é alimentado pelo GNOME Shell e, como tal, tem funcionalidades semelhantes no que diz respeito ao gerenciamento de janelas, teclas quentes, etc. Onde ele difere, no entanto, está na variedade de personalizações que foram integrados. Especificamente, itens como extensões de área de trabalho para exibir miniaturas quando paira sobre janelas minimizadas e integração de música dentro do painel de notificações, para citar alguns.

Alguns aplicativos específicos do Zorin também estão incluídos na distribuição, como o Zorin Appearance, que permite personalizar o arranjo do painel, esquemas de cores e uma tonelada de outras opções, permitindo que você crie uma experiência de desktop verdadeiramente única.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários