Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Dicas na hora de comprar seu novo computador! Confira

Vai comprar ou trocar seu computador e usa ou quer usar o Linux - Pare e leia antes estes conselhos

Comprar um novo laptop ou mesmo um desktop gera algumas dúvidas, e no mundo Linux sempre tem alguém se perguntando qual comprar. Neste artigo não vamos falar de marcas, mas dar dicas para você fazer a escolha adequada na hora de comprar seu novo computador.

Pesquisar sempre

Não compre no impulso, isso evitará dores de cabeça, a menos que você consiga comprar um equipamento que já venha com alguma distro Linux pré instalada. Hoje temos inúmeras ferramentas para pesquisa que vão desde fóruns a redes sociais.

Em caso de dúvidas, sempre prefira perguntar em fóruns e grupos de usuários Linux.

Falando nisso você já ingressou no grupo do Telegram do sempreupdate? Já curtiu a página no Facebook?

Busque dicas nos fóruns das suas distros favoritas, isso evita uma compra ruim. Deixaremos mais alguns sites para pesquisa ao final do artigo.

Valorize seu dinheiro

Focalize no que realmente vai utilizar isso ajuda a economizar, por exemplo, se o uso do laptop for para trabalho de escritório você não precisa de uma placa de vídeo dedicada, mas caso queira usar para alguns jogos – pesquise para ver se não está exagerando na configuração.

Tudo acaba tendo um custo. Um processador i3 é menos potente que um i5 e um i7, mas ele possui suas vantagens. A principal é a economia com energia elétrica, só para ilustrar, um i3 6300 consegue uma economia de 45% comparado a um i7 6700. Ninguém está falando para você não comprar seu i7, apenas para ver se realmente vale a pena, como diria um famoso filósofo chamado István Mészáros :

“Sofremos da obsolência programada”.

Hoje não vemos saltos em tecnologia cada mini melhoria já é lançada e com ela modificações muitas vezes desnecessárias. Citando a Intel como exemplo para os processadores da 6º geração, ela lançou um novo soquete, o LGA 1151, realmente não daria para aproveitar o LGA 1150?

Tenha em mente o que realmente vai utilizar

Montar uma super máquina com o último hardware para executar tarefas simples não é a coisa mais inteligente a fazer caso tenha dinheiro suficiente para tal e sabe que não vai usar todo potencial, por que não montar 2 e doar um para algum pŕojeto ou comunidade?

Onde pesquisar

Existem diversos locais onde poderá realizar sua pesquisa antes de uma compra, aqui deixaremos alguns links focados em distribuições Linux

  • system76: infelizmente não envia seus produtos para o Brasil, mas é uma boa pedida para quem estiver na dúvida já que dá para ver a configuração de seus desktop e laptops e assim buscar algo próximo.
  • slimbook: é destacado pelo projeto Kde-Neon, envia seus produtos para o Brasil, claro, com uma pequena taxa o que as vezes pode encarecer o produto.

Ainda podemos olhar sites dos fabricantes para conferir. Enfim, locais não faltam para fazer uma boa escolha e não se arrepender depois.

Comentários