Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Whonix: privacidade e anonimato. Vale a pena conferir!

Conheça o Whonix, tenha mais uma ferramenta para garantir seu anonimato!

Whonix é um sistema operacional que objetiva o anonimato, a privacidade e a segurança. Essa distro Debian que utiliza a rede Tor para o acesso a internet defende que nem mesmo um malware com privilégios de super usuário consegue descobrir o IP verdadeiro do usuário. Vamos tentar entender o porquê.

O sistema foi construído em duas partes, assim há duas isos. Enquanto, uma age como um gateway (uma ponte de ligação) que atua apenas pelo Tor, chamado de Whonix-Gateway, a outra parte chamada Whonix-Workstation, está em uma rede completamente isolada e é por aqui que o usuário irá navegar pela internet.

Ao contrário do Tails (Sistema Operacional criado pelo projeto Tor), Whonix não é “amnésico”, isto é, os dados não são apagados quando o sistem é desligado, tanto a Gateway quanto o Workstation mantem seu estado salvo entre as reinicializações.

A parte boa de não ser amnésico, há melhora na segurança do Gateway, porque permite que o sistema do Tor guarde as entradas dos pontos que tem longa duração reduzindo a capacidade de atacantes utilizarem armadilhas executados através de pontos maliciosos.

Do outro lado, um sistema não-amnésico pode permitir que invasores conseguem preservar o acesso entre as sessões, no entanto, teriam que enganar a segurança do Tor, mas improvável já que seria um falha de segurança gravíssima. Em todo o caso, é possivel configurar para o sistema ser parcial ou totalmente amnésico.

O Whonix é uma outra boa opção para quem busca privacidade e mais segurança, inovador para o usuário final, se mostrou um sistema robusto e bem estruturado apesar do projeto ter iniciado em fevereiro de 2012 já foi bem avaliado pela sourceforge.net.

Testem no Virtualbox. Façam o download!

Download do Whonix

Comentários