Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como instalar a versão mais recente do Thunderbird no Linux!

Tenha a versão mais recente do Thunderbird em qualquer distro Linux!

O Thunderbird é um cliente de e-mail e um cliente de chat desenvolvido pela Mozilla. Entre outros, ele tem suporte para endereços de e-mail, newsgroup, feed de notícias, bate-papo (XMPP, IRC, Twitter) e gestão de várias contas. Além disso, ele tem suporte para diferentes temas e seu poder pode ser prorrogado por plugins. No momento em que escrevemos este tutorial a última versão disponível é Thunderbird 52.1.1, que foi lançado recentemente.

Mas um detalhe é importante dizer, você pode consultar a versão mais recente do Thunderbird antes de prosseguir com a instalação em sua distro Linux, e não se preocupe, você pode instalar o Thunderbird nas distros Linux como Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE e seus derivados, ou seja, em qualquer distro Linux.

Como o Thunderbird é multiplataforma, saiba que os problemas com as builds Mac foram corrigidas, e agora o Thunderbird não necessita ser executado em modo 32-bit. A instalação de extensões no Thunderbird ficaram mais transparentes, não necessitando mais que seja feito download de arquivo e instalado manualmente. Melhoria na ordenação das sugestões do autocompletar para priorizar palavras que se encaixem melhor com o início da palavra.
E atualizações de segurança:

Como instalar a versão mais recente do Thunderbird no Debian, Ubuntu, Linux Mint, Elementary OS,Fedora, CentOS, OpenSUSE, Mageia e OpenMandriva.

 

Como dito antes, a versão mais recente no momento deste artigo é a 52.1.1, e você pode consultar o repositório da Mozilla para ver qual é a última versão, para isso clique no botão abaixo, caso haja uma versão mais recente do Thunderbir troque os links de download do código fonte pelo os mais recentes nos comandos abaixo.

Diretório do Thunderbird

 

Para instalar a versão mais recente do Thunderbird 32Bits no Ubuntu, Debian CentOS, OpenSUSE, Mageia, OpenMandriva e sistemas derivados, execute:

wget https://ftp.mozilla.org/pub/thunderbird/releases/52.1.1/linux-i686/pt-BR/thunderbird-52.1.1.tar.bz2
tar -xjvf thunderbird-52.1.1.tar.bz2
sudo rm -rf /opt/thunderbird*
sudo mv thunderbird /opt/thunderbird52.1.1
sudo ln -sf /opt/thunderbird52.1.0/thunderbird /usr/bin/thunderbird

 

Para instalar a versão mais recente do Thunderbird 64Bits no Ubuntu, Debian CentOS, OpenSUSE, Mageia, OpenMandriva e sistemas derivados, execute:

wget https://ftp.mozilla.org/pub/thunderbird/releases/52.1.1/linux-x86_64/pt-BR/thunderbird-52.1.1.tar.bz2
tar -xjvf thunderbird-52.1.1.tar.bz2
sudo rm -rf /opt/thunderbird*
sudo mv thunderbird /opt/thunderbird52.1.1
sudo ln -sf /opt/thunderbird52.1.1/thunderbird /usr/bin/thunderbird

 

Criando uma atalho para o seu ambiente:

echo -e '[Desktop Entry]\n Version=1.0\n Name=thunderbird\n Exec=/opt/thunderbird/thunderbird\n Icon=/opt/thunderbird/chrome/icons/default/default32.png\n Type=Application\n Categories=Application' | sudo tee /usr/share/applications/thunderbird.desktop

Como criar outros tipos de atalhos, veja o artigo abaixo:

Como criar atalho no Thunderbird no Linux

Comentários