Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Conheça o 4MRecover e restaure arquivos perdidos acidentalmente com o Linux!

Deletou sem querer? Então o 4MRecover resolve!

Será que você já leu algo sobre o 4MRecover? Não? Então vamos apresentar essa distribuição que promete recuperar arquivos deletados acidentalmente em partições danificadas ou deletadas, também é possível recuperar arquivos PhotoRec. Acredito que o 4MRecover, deve fazer parte daquelas distribuições que são sempre necessárias tê-las a mão, afinal um dia podemos precisar ou alguém próximo pode precisar.

Dos criadores de distribuições 4MLinux, bem como o sistema operacional 4MParted, foi lançado o 4MRecover, uma fonte aberta, distribuição portátil e livre baseado no famoso 4MLinux e construído em torno da ferramenta de recuperação de arquivos PhotoRec que é bem conhecida.

É uma distribuição minimalista GNU/Linux que só apresenta o utilitário PhotoRec e o software TestDisk para recuperar partições perdidas. Além disso, a linha de comando dos painéis permitem gerenciar arquivos Midnight Commander que também estão inclusos no 4MRecover.

O sistema operacional 4MRecover é distribuído como uma imagem mínima, dual achar em modo Live e é distribuído em forma de uma imagem ISO CD que tem aproximadamente 30 MB de tamanho e é executado em computadores de 64 bits ou de 32 bits. A imagem ISO é híbrida, de modo que você pode gravá-la em qualquer disco, seja CD ou Mini CD ou ainda pen drives USB.

Conhecendo um pouco sobre o 4MRecover

Como mencionado, 4MRecover é uma distribuição GNU/Linux que permite transportar o poderoso software de recuperação PhotoRec e um TestDisk com você para qualquer lugar que você vá, ajudando amigos, colegas e familiares a recuperar partições e arquivos de discos danificados.

Após a inicialização do sistema live, o software PhotoRec será carregado automaticamente, para que você possa usá-lo imediatamente para recuperar arquivos perdidos a partir de uma unidade de disco local ou um disco conectado, os HD’s externos que normalmente usamos, mas pode ser outras unidades. O software também suporta imagens de disco RAW que tenham sido feito backups com uma ferramenta de imagem de disco.

Além PhotoRec, você também terá acesso a TestDisk, um programa de linha de comando para recuperar partições perdidas de unidades de disco rígido (HDD) danificados. Com o utilitário Midnight Commander CLI built-in você pode facilmente gerenciar seus arquivos. Caso tenha interesse em mais informações sobre essas ferramentas do projeto 4MLinux acesse a página oficial do projeto.

Download do 4MRecover

Comentários