Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Construindo um roteador com o LEDE/OpenWRT

O LEDE foi criado por um grupo de antigos programadores do OpenWRT que insatisfeitos com a equipe que os gerenciavam, deram inicio a este novo projeto.

LEDE/OpenWRT conhecendo um pouco:

Recentemente fiquei muito feliz em saber que o OpenWRT agora tem uma distribuição filha, chamada de LEDE (Linux Embedded Development Environment). Para quem ainda não conhece estes projetos, darei uma breve explicação:

São sistemas  operacionais desenvolvidos para funcionarem principalmente em equipamentos de rede que assumem a função de roteadores.

Sendo o seu equipamento compatível, este novo “firmware” dará a ele funções que antes você não tinha acesso, poderá configurar um firewall, adicionar aplicativos que fazem filtro de conteúdo, gerar e salvar logs de todo tráfego de rede, entre outras infinitas possibilidades que são oferecidas para serem instaladas.

Este sistema roda na maioria dos projetos de hardware aberto, entre eles temos a incrível placa lamobo R1 que possibilita ter um servidor ativo na nossa rede com um custo baixo e consumo de energia de um roteador comum.

 

Vamos à prática utilizando a placa Lamobo R1:

A placa utilizada é um hardware que é derivado do projeto banana PI, um projeto que pode rodar NetBSD, GNU/Linux e Android, possui espaço para adicionarmos um disco de 2.5″, comutador BCM53125 com Vlan Interligado e interface Wi-fi  802.11b/g/N, Soc [email protected] e memória 1GiB DDR3 432Mhz.

Utilizando o Debian ou derivados para formatar um cartão midro SD com a imagem:

Baixado imagem (sempre verifique a versão mais atual):

wget -c https://downloads.lede-project.org/releases/17.01.1/targets/sunxi/generic/lede-17.01.1-sunxi-sun7i-a20-lamobo-r1-ext4-sdcard.img.gz

Descompactar:

dd of=/dev/sdb bs=1024 conv=noerror,sync && sync

Verifique qual o endereço do seu cartão que o sistema adicionou:

[email protected]:~# fdisk -l|grep Disco

Aparecerá algo parecido:

A partição 3 não inicia em um limite de setor físico.

Disco /dev/sda: 1,8 TiB, 2000398934016 bytes, 3907029168 setores
Disco /dev/sdb: 7,4 GiB, 7948206080 bytes, 15523840 setores

Atenção ao identificar corretamente qual é o disco para onde enviar a imagem usando o comando “dd”, pois este procedimento apagará os dados no disco informado.

Enviar a imagem para o cartão usando o programa DD ( utilize cartão micro SD classe 10 ou melhor):

dd if=lede-17.01.1-sunxi-sun7i-a20-lamobo-r1-ext4-sdcard.img of=/dev/sdb bs=1024 conv=noerror,sync && sync

Após os procedimentos, coloque o midro SD na placa, inicie o roteador e acesse o sistema através de seu navegador web informando o ip padrão e senha padrão.

Sugestões de leitura:

  • http://luizluca.blogspot.com.br/
  • http://linux-sunxi.org/Lamobo_R1

 

Comentários