Debian 9.0 “Stretch” teve suas ISO’s live geradas novamente!

Houve um erro nas ISO's live do Debian 9, confira!

O Debian 9 “Strech” foi lançado a poucos dias, porém a equipe do Debian identificou um erro em suas ISO’s mas somente as que executam o modo live. Este comunicado foi feito pelo líder da equipe “Debian CD” o Steve Mclntyre na lista de discussão pública do Debian, onde ele informa que após o lançamento do Debian ele encontraram um erro e que se dedicaram por 72 horas para gerar todas as ISO’s live do Debian 9 “Stretch” novamente.

O Debian 9 foi lançado no último fim de semana, e é a versão estável do Debian, e acreditamos que tenha sido a mais esperada, pois se passaram dois anos de muita correções, melhorias e outros itens. Bom, na situação das ISO’s do Debian 9 com problemas, eles acreditavam inicialmente que o problema seria somente em arquiteturas menos populares, no entanto foi identificado que atingia também as arquiteturas de 32 bits e 64 bits, o que gerou um verdadeiro sinal vermelho dentro do projeto Debian.

Com tudo corrigido e por ser um problema sério quando se trata de testes do Debian, as novas ISO’s foram lançadas junto com um novo versionamento que agora é chamado de Debian 9.0.1 “Strech”. Foi feito um anúncio oficial sobre isso que você pode ler através do botão abaixo.

Debian 9.0.1

Alerta para ISO’s do Debian 9.0.1 com KDE

Alguns dos problemas corrigidos incluíram problemas de exibição com o menu isolinux ao inicializar, uso de permissões muito restritivas (ou seja, drwx ——) para o diretório raiz, uso de uma ID de volume incorreta e falha na instalação ao tentar instalar o sistema operacional através do menu de inicialização da imagem live.

Mas parece que nem tudo foi resolvido, pois os KDE Live ISOs continuam instáveis ​​em determinados equipamentos, especificamente os da Intel (possível solução: alternar para VT1 e aguardar a inicialização da área), e o console UTF-8 não está configurando corretamente (solução rápida: “dpkg-reconfigure console-setup” e selecione “UTF-8”).

Esses dois problemas devem ser corrigidos na próxima atualização, que está prevista para julho. Até então, recomendamos voltar a baixar as ISO’s Debian GNU/Linux 9 “Stretch” através dos espelhos oficiais do Projeto Debian, claro, isso se você quiser testar um determinado ambiente de trabalho.

Vale lembrar que as imagens que não possuem o modo live não foram afetadas e já foram verificadas pelo projeto Debian!

Comentários