Desenvolvedores do MATE estão pensando em adotar o MIR

MATE pode ter o MIR como compositor com o Wayland

Os desenvolvedores do MATE um dos ambientes para desktop mais populares, estão pensando em trocar o Weston pelo MIR, para quem não sabe o que é o Wayland ou Weston nós fizemos uma postagem explicando de forma clara o que é cada um, você pode conferir no botão abaixo antes de continua a ler teste texto.

O que é Wayland e Weston ?

Desenvolvedores pretendem trocar o Weston pelo MIR

Martin Wimpress, um dos principais desenvolvedores do MATE comentou que está conversando com os desenvolvedores do MIR para essa possível troca, ele quer usar o MIR como compositor do Wayland no MATE. Wimpress esteve em Londres, em um dos escritórios da Canonical, pois estão fazendo planos em torno do que seria melhor, Flatpak ou Snap, e claro, muitas discussões ainda estão sendo feitas em torno do GNOME, mas não se preocupe ninguém do GNOME pensou em adotar o MIR somente o MATE até agora.

Martin disse que está pensando e muito em adotar o MIR, eles estão migrando tudo para o GTK3 o que garante a compatibilidade com o Wayland, claro, eles ainda precisam de um compositor do Wayland, tudo esta sendo estudado, no entanto algumas pessoas estão refutando isso, querem a reutilização do Mutter do GNOME ou algo parecido.

Em relação ao MATE, Martin disse que a equipe do MATE é muito pequena, e eles possuem tempo limitado, eles estão esperando a resposta da equipe MIR sobre esse pedido, muitas pessoas manifestaram oposição a ideia, tendo em vista que a Canonical não vai mais continuar com o Unity 8 e assim, ficou subentendido que o MIR pode também parar no tempo.

Nada foi decidido ainda, mas há rumores que um dos desenvolvedores do MIR questionou o por que que Martin quer o MIR já que existem outras opções, inclusive do próprio GNOME. Nada foi decidido, mas esperamos que tudo entre nos trilhos e que a equipe do MATE tome a decisão certa, afinal, uma escolha errada pode ocasionar uma instabilidade tremenda no ambiente, que é usado por muitos como uma opção de ambiente leve e simplista.

Vamos aguardar mais informações, qualquer novidade, voltaremos a postar!

Comentários