Emmabuntüs Linux: Conheça a história desta distribuição!

Emmabuntüs, recondicione computadores antigos!

Emmabuntüs é uma distribuição linux Francesa derivada do Ubuntu e projetado para facilitar o recondicionamento de computadores doados para a comunidade Emaús, e também tem a proposta de ressuscitar computadores velhos que ainda funcionam, que estão encostados e você não usa mais.

Não podemos falar do Emmabuntus sem falar da origem do movimento Emaús que nasceu na França há 50 anos e vive uma proposta de solidariedade entre os pobres. Grupos comunitários recolhem, consertam e reciclam objetos para venderem a pessoas carentes por preços simbólicos. O Movimento acredita no lema “A força da partilha”. Trata-se de uma proposta de partilha com quem está pior. “Injustiça não é desigualdade, injustiça é não partilhar”.

Um dia, o Abbé Pierre, um sacerdote francês, acolheu em sua casa George, assassino, ex-preso, que já havia tentado se suicidar, e lhe disse: “Não tenho nada para lhe oferecer. Mas você quer me ajudar na construção de casas para pessoas sem-teto?”. Assim começou Emaús, um movimento agora espalhado no mundo inteiro. As Comunidades de Emaús são compostas por pobres que, através do trabalho de recuperação e reutilização daquilo que é jogado fora, ganham honestamente seu sustento ajudando quem se encontra em condições piores.

Agora vamos a distribuição Emmabuntus

Emmabuntus atualmente é baseado no Xubuntu 14.04 LTS da família Ubuntu, também possui versões baseada no Debian. O Emmabuntus é uma distro especialmente desenvolvida para ser leve e estável com a disponibilidade de vários programas de produção e codecs multimídia pré-instalados.

Quando instalado Emmabuntus mostra vários diálogos como o que tem abaixo, onde pergunta se o usuário deseja eliminar alguns idiomas desnecessários na distribuição, qual tipo de dock o usuário quer usar, se é com tudo completo, modo simples ou para crianças.

O sistema é leve, não precisa de muita memória RAM e nem de um processador considerado rápido hoje em dia, como vocês podem ver na screenshot abaixo o consumo de recurso do computador é baixo, a máquina virtual está configurada com 1.332 GB de memória Ram e o sistema estava usando apenas 29%, isso quer dizer que o sistema estava consumindo 386 MB de Ram apesar do sistema usar o XFCE e o Cairo Dock.

emmabuntus-distro-linux2

O que esta disponível no Emmabuntus?

  • Editores: Abiword, Calibre, Dictionary, E-book reader, E-book viewer, Gnumeric, Gramps, HomeBank, LibreOffice com Calc, Draw, Impress, Math, Writer, Ooo4kids, Orage Calendar.
  • Softwares para uso com a internet: Email client (Evolution, Thunderbird), Browsers (Chromium, Firefox), IM clients (Empathy, Pidgin), Torrent downloader (qBittorrent, Transmission), gPodder, HexChat, Jitsi, Skype, Wifi Radar
  • Editores e aplicativos para imagens: Image viewers (ImageMagick, Ristretto Image Viewer), AcquireImages, DigiKam, DNGConverter, ExpoBlending, Fotoxx, Hugin Batch Processor, Hugin Calibrate Lens, Hugin Panorama Creator, Inscape, LRF viewer, Panorama, Photo Layouts Editor, Pinta, Shotwell, Simple Scan, Sweet Home 3D, Screenshot
  • Players e editores de áudio, vídeo: Audacious, Clementine, gmusicbrowser, GNOME Mplayer, VLC, Kaffeine, Arista Transcoder, Audacity, Brasero, Cheese, EasyTAG, gpodder, gspeech, Imagination, Kdenlive, RecordMyDesktop, Sound converter, Sound juicer, TuxGuitar, WinFF, Xfburn
  • Accessórios: Gerenciador de arquivos, Calculadora, Catfish, Leafpad, Testador de iso, Notas, pyRenamer, Terminal Emulator, Wammu, Bulk Rename, Cairo Dock, Gdebi Package Installer, Gigolo, Nepomuk Cleaner, UXTerm, XFCE terminal, Xterm.
  • Jogos: Childsplay, Gcompris, Omnitux, PotatoGuy, SuperTux 2, SuperTuxKart, Warmux
  • Extras: Wine, PlayonLinux, Connect Android, Ubuntu tweak, Virtualbox.
Conheça o projeto Emmabuntus, e ressuscite aquele seu computador antigo que talvez você acha que não funciona mais com nenhum sistema da atualidade.

Site do Projeto

Comentários