Evolução de jogos e aplicativos para smartphones Android

A cada ano, os jogos e os aplicativos para smartphones só crescem!

Com a evolução dos celulares inteligentes com o sistema operativo da Android, a indústria dos videogames foi acompanhando, desenvolvendo jogos que pudessem aproveitar o que de melhor a tecnologia destes smartphones tivessem para oferecer. O que hoje é o grande mercado de aplicativos da Android, a algum tempo atrás era uma loja muito limitada, não permitindo programadores irem muito longe. No entanto, a evolução rápida de novos celulares com hardware melhorado, contribuiu para o aumento significativo do mercado de aplicativos de smartphones, sendo atualmente uma das maiores indústrias a nível mundial.

O vasto crescimento da indústria contou também com melhorias em software, que permitiu o desenvolvimento de aplicativos úteis para o uso diário dos seus usuários, seja em termos de apps que o ajudam a organizar o seu dia ou de controlar a sua dieta e exercício físico. O entretenimento também tem um grande papel no desenvolvimento dos smartphones que suportam Android, com o aparecimento de diversos jogos viciantes, que deixaram qualquer um agarrado ao celular ao ponto de viciar a bateria com tantas horas de jogo. Com certeza você se lembra das grandes sensações dos últimos anos como Pokémon Go, Fruit Ninja, o Candy Crush e o Flappy Birds.

Jogos como o Pokémon Go foram um sucesso mundial, contando com mais de 500 milhões de downloads, isso se devia não só à nostalgia que trazia a muitos fãs que viveram as aventuras de Ash e Pikachu na década de 90, mas também por oferecer um novo conceito para o mundo dos jogos de smartphone. O jogo tinha como objetivo capturar todos os pokémons conhecidos, utilizando o GPS do seu celular para caminhar por toda a cidade onde vive, sendo assim capaz de se cruzar com os pokémons e os capturar. Isto foi algo completamente inovador para jogos no smartphone, mas infelizmente o número de usuários ativos foi reduzindo após a enorme sensação que Pokemon Go foi, tal se devia especialmente ao número de bugs e o facto de que o jogo não esteve imediatamente disponível em todos os países.

Outra característica muito utilizada pelos diversos jogos disponíveis para a Android, é que muitos o permitem conectar com os seus amigos através de diversas plataformas, tais como a conta do Facebook, a conta Google que usa para a PlayStore, ou mesmo o seu e-mail, sendo assim possível você desafiar os seus amigos seja num jogo de Clash Royale ou até mesmo num jogo de poker.

O que começou por serem pequenos aplicativos, agora são apps essenciais e extremamente úteis para nós, desde aplicativos mais práticos, até entretenimento e jogos. Muitos dos jogos disponíveis na PlayStore do Android podem ser encontrados no Facebook, onde você acaba recebendo convites constantemente. Mas se há um benefício dessa parceria, é que assim você pode jogar em qualquer lado que esteja.

Comentários