Lançado o OpenMandriva Lx 3.02

A equipe do OpenMandriva lançada sua nova versão!

A equipe do OpenMandriva lança sua nova versão a Lx 3.02. A distribuição GNU/Linux vem com o Linux Kernel 4.11, Systemd 233, KDE Frameworks 5.33, KDE Plasma 5.9.5, Qt 5.8, X.Org Server 1.19.3, Wayland 1.12 e o drive Mesa 17.1.1. Esse são os pacotes que foram atualizados se comparado a versão de testes que foi lançada anteriormente.

Mas, para aqueles que esperavam que o OpenMandriva Lx 3.02 tinha abandonado o LLVM/Clang saiba que não, mas o pacote foi atualizado da versão 3.02 para a versão 4.0.1 ainda continuam usando o BFQ Plus (Budget Fair Queuing) que é um compartilhamento proporcional, ou equivalente ao Fair Queuing, programador de disco que permite que cada processo/segmento seja atribuído uma fração do throughput do disco.

Nesta versão do OpenMandriva foram feitas grandes correções no UKSM que agora faz com que o uso de memória seja mais eficiente. Também na versão Lx 3.02 do OpenMandriva foi lançado o suporte ao Wayland e claro eles já estão testando o Weston em sua versão do KDE, para quem não conhece o Weston é uma espécie de compositor, sim, é esse nome mesmo que ele recebe, no entanto pode soar estranho em nosso idioma. Mas, para que você possa entender melhor, o Weston seria o mesmo que o Xfwm, Cairo, KWin (KDE4), Mutter (GNOME 3) e Compiz. KWin e Mutter que atualmente possui um suporte parcial ao Wayland.

A versão OpenMandriva Lx 3.02 conta com o KDE Plasma 5 e também com o LXqt. As melhorias também foram adicionadas ao sistema de arquivos F2FS integrado para discos SSD. O Calamares 3.1.0 parece ser o instalador padrão para OpenMandriva Lx 3.02, que é distribuído como imagens ISO em modo live e instaláveis ​​para arquiteturas de hardware de 64 bits e 32 bits.

Para mais informações sobre o lançamento do OpenMandriva Lx 3.02 recomendamos a leitura do anúncio oficial completo:

Anúncio Oficial do OpenMandriva Lx 3.02 Notas da versão Lx 3.02

Comentários