Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

LibreOffice 6.0 terá atualizador automático para Linux, mas há condições!

Em breve você terá as novas versões do LibreOffice automaticamente!

O LibreOffice 6.0 esta sendo planejado com tudo cuidado do mundo, e muitas novidades e correções estão sendo pensadas e claro, implementadas. O responsável por este atualizador é o desenvolvedor Markus Mohrhard que contou a boa notícia em seu blog.

Anúncio do Markus

Mas como funcionará o atualizador automático do LibreOffice 6.0 ?

Depois de um verdadeiro água mole em pedra dura tanto bate até que fura, o atualizador automático do LibreOffice vai sair do forno, esse atualizador já estava sendo desenvolvido desde o ano passado, mas só agora que vai sair de fato do papel, mas claro, saiba que o Mac e o Windows já possuem o atualizador, o único sistema operacional que ainda não tinha era o nosso GNU/Linux.

O atualizador já está disponível em versões de testes do LibreOffice 6.0, mas você somente conseguirá testar neste momento se baixar as versões de 64 bits do LibreOffice. O famoso atualizador usa pacotes deltas, o que vai fazer com que seja baixado apenas aquilo que foi alterado no LibreOffice, o que diminui e muito o tempo de download.

O atualizador do LibreOffice 6.0 possui um condição!

Um detalhe importante, se você quiser que o atualizador funcione de forma adequada na sua instalação do LibreOffice, você não vai poder fazer isso se o LibreOffice que você usa é aquele que já vem instalado. Esse requisito para alguns pode parecer algo negativo, mas a verdade é que já é sabido pela comunidade inteira, em especial do LibreOffice, que a maioria dos erros relatados pelos usuários são de versões do LibreOffice que são compiladas por terceiros as quais não são as “oficiais” distribuídas pela TDF, que é a mantenedora do LibreOffice.

Além disso, a Comunidade LibreOffice sempre recomenda que todos façam o download do pacote do LibreOffice diretamente do site da TDF, é mais seguro, e certamente você não vai ter tantos erros ou possíveis ausências de recursos e correções, que muitas vezes, e por razões desconhecidas, acabam não sendo implementadas em versões geradas por nossas distribuições.

Há também um outro detalhe, todas as distribuições Linux são desenvolvidas para evitar que terceiros tenham acesso aos arquivos instalados no computador, isso dá mais segurança, mas é o fator X que impede o funcionamento do atualizador LibreOffice em instalações de pacotes compilados por terceiros.

No entanto, se você usa PPA ou algum repositório em sua distribuição Linux, seja ela qual for, você vai receber as versões mais recente do LibreOffice, mas sem que o atualizador funcione, ou seja, você vai receber as atualizações normalmente, como já é feito hoje, mas não será via atualizador automático.

Se você quiser testar a versão alfa do LibreOffice 6.0 você pode fazer o download através do botão abaixo, mas lembre-se que são versões que ainda nem são betas, e podem conter erros, não use como uma suíte de produção, pois essa versão é somente para testes.

Download LibreOffice 6.0 Alfa

Comentários