Conheça o Parrot Security OS!

Parrot Security OS, faça testes sem pesar tanto no seu computador.

O Parrot Security OS 3.6 foi lançado, uma distro Linux baseada no Debian e distribuída em 6 edições. Nesta nova versão, a equipe do Parrot Security OS não quis introduzir novos recursos ou funcionalidades, ele trabalharam para deixar o ambiente existente melhor, mais confiável e com menos consumo de memória, aplicando muitas correções menores na plataforma de compilação e pacotes, ajustando a inicialização do Sistema de gerenciamento de daemons (Parrot 3.6 Lite 32bit pode usar menos de 200MB de ram).
Esta versão é baseada no Debian 9 e vem com Linux Kernel 4.9, atualmente o projeto também assumiu o modelo de atualização “rolling release”, ou seja, você sempre vai ter as últimas versões dos pacotes distribuídos sem a necessidade de uma nova instalação, mesmo que uma versão nova do Parrot seja lançada, a única que você precisa fazer é atualizar o seu sistema.
Anonsurf também foi melhorado, e agora a seção dedicada ao anonimato e à privacidade é muito confiável e muito bem testada, e alguns pesadelos das versões precedentes anonsurf agora ficaram no passado passado.

Foco atual do projeto

Ele também se dedicaram muito concentrando mais a atenção nas edições Lite e Studio, porque o Parrot Core não é apenas uma plataforma orientada para a segurança, mas também é adequado para projetos derivados de propósito geral, e estações de trabalho, como também é claro, computadores pessoais que podem tirar proveito de um Sistema baseado no Debian muito leve, que está pronto para usar depois que instalar, ele já vem com todas as personalizações e configurações realizadas pela equipe do Parrot Security OS.

Em relação aos derivados, você deve ter notado o link de download para o Parrot AIR, é muito parecido com o Parrot Full, mas ele integra apenas o subconjunto de ferramentas dedicadas aos testes sem fio. Foi desenvolvido o novo painel AIRBUD, uma mistura muito poderosa entre uma estação sem fio e um computador x86 embutido desenvolvido pela Alftel. Parrot AIR é apenas um novo conceito, que será melhorado no futuro para trazer uma plataforma de teste muito agradável para este tipo de placas pentesting, e sim, ele pode ser usado em um computador padrão, como qualquer outra edição x86 do Parrot Security OS.

Confira abaixo um pequeno vídeo de apresentação do projeto

Quais as novidades do Parrot Security OS ?

É importante dizer que os espelhos do Parrot Security OS  foram aprimorados, fazendo com que os  downloads e as atualizações sejam mais rápidas, graças aos espelhos que foram criados em novas universidades, empresas e centros de pesquisa que finalmente se juntaram à rede de servidores do Parrot Security OS.

E um novidade, se você tem curiosidade sobre o trabalho em plataformas ARM, a equipe do Parrot Security OS convida você para entrar em contato com eles, pois atualmente eles possuem uma equipe dedicada trabalhando nisso, e mesmo que o desenvolvimento ARM seja um pouco mais lento do que o x86, eles estão avançando e vão lançar imagens atualizadas do Parrot Security OS para Raspberry Pi e Pine64 nas próximas semanas, enquanto isso eles estão trabalhando para dar suporte o novo PineBook, que é um notebook muito bom e barato lançado com arm64 SoC do Pine64.

O projeto Parrot Security OS levam a educação muito a sério, e eles já estão planejando fazer muitos eventos com parte da comunidade do  Parrot Security OS que é dedicada ao ensino de conceitos de segurança de TI, bem como tópicos mais avançados através de cursos e laboratórios fornecidos pelos os seus embaixadores, líderes comunitários e desenvolvedores em todo o mundo!

Mas não é só isso, para aqueles que não conhecem, Parrot Security OS ele também é um sistema operacional de cloud-friendly (sistema com infraestrutura para uso de processos em nuvem – não que tenha que funcionar somente em nuvem), uma distribuição de testes de penetração baseada no Debian e projetado para ser usado em computação forense, criptografia, anonimato, engenharia reversa, nuvem pentesting, privacidade e operações de hacking.

Edições disponíveis do Parrot

Como dito antes, a versão atual é o Parrot Security OS 3.6 e que está disponível em 6 versões, são elas:

  • Parrot Security OS Security – Um ambiente completo que fornece todas as ferramentas disponíveis nos repositórios e um ambiente de desenvolvimento completo pronto para usar após a instalação.
  • Parrot Security OS Lite Home Edition – Sistema operacional leve e altamente portátil, pode ser considerado como uma distribuição padrão e de propósito geral, que não é orientada para a segurança. É uma base perfeita para criar seu próprio ambiente pentesting ou para usar Parrot como um sistema operacional padrão neste edição as ferramentas não são pré-instaladas.
  • Parrot Security OS Air – A edição Parrot especificamente projetada para testes sem fio, é um subconjunto do parrot full contendo apenas as ferramentas úteis para testar dispositivos de comunicação sem fio.
  • Parrot Security OS Studio – é um projeto que conta com aplicativos de criação de conteúdo multimídia para fluxos de trabalho de áudio, gráficos, vídeo, fotografia e programação.
  • Parrot Security OS Cloud – Parrot Server Edition, projetado para ser implantado rapidamente exatamente onde você precisar e assim controlar remotamente para executar testes a partir da nuvem.
  • Parrot Security OS Iot – Edição destinada para o Raspberry Pi

Também existem as edições Netboot, que você pode encontrar na mesma página de download, nos botões abaixo você pode acessar o site do projeto do Parrot Security OS ou ir direto à página de downloads do Parrot Security OS e ver mais edições as quais citamos:

Site do Projeto Download

Comentários