Como instalar versão mais recente do Wine no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE

Tenha a versão mais recente do Wine em qualquer distro Linux!

Wine (Wine Is Not an Emulator) é um software para a execução de aplicativos Windows em máquinas Linux. A versão mais recente disponível é o Wine 2.9, que foi lançada recentemente em exatamente 26/05/2017. O Wine é muito útil para quem usa aplicativos do Windows, e é altamente recomendável ter sempre a versão mais recente do software, pois podem ser evitados travamentos, e até novas opções de instalações de complementos que em alguns casos são necessários para a instalação de aplicações Microsoft, como por exemplo o .net framework e muitas Dll’s que são sempre solicitadas por suas aplicações.

No entanto, se você usa Ubuntu e prefere instalar a versão mais recente do Wine via PPA, você pode ver o artigo que criamos através do botão abaixo, esta PPA é oficial e também vai manter você atualizado, sempre com a versão mais recente do Wine.

Instalar Wine no Ubuntu via PPA

Como instalar versão mais recente do Wine no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE

Para instalar a versão mais recente do Wine em qualquer distro Linux precisamos fazer o download do arquivo com o código fonte da aplicação, observe que no momento deste tutorial a versão mais recente do Wine é a 2.9, antes de prosseguir sempre confira no através do botão abaixo a versão mais recente, depois mude o link de download pela versão recente que seja instalar!

Vamos agora verificar a versão mais recente do Wine e fazer o download:

Código fonte do Wine

Baixe o Wine 2.9 (Versão mais recente no momento de escrita deste artigo):

wget https://sourceforge.net/projects/wine/files/Source/wine-2.9.tar.xz

Extraia os arquivos, caso tenha baixado o Wine 2.9 em algum diretório lembre-se de usar o caminho deste para poder executar a extração:

tar -xJf wine-2.9.tar.xz
cd wine-2.9/

Instale o Wine 2.9 para 32 bits:

./configure

Para 64 bits:

./configure --enable-win64

Agora prossiga com os comandos a seguir, você pode usar o SUDO ou o ROOT, você escolhe:

sudo make depend
sudo make
sudo make install

Para remover o Wine, execute:

sudo make uninstall

Caso precise de mais informações sobre a instalação da versão mais recente do Wine via código fonte, consulte a documentação oficial através do botão abaixo:

Documentação Wine

Comentários