Deixe o Chrome ou Chromium mais leve, libere quase 400MB de RAM!

Libere mais memória no seu computador desativando serviços se segundo plano do Chrome ou Chromium.

O Google Chrome é sem dúvida um dos navegadores mais populares entre os usuários do GNU/Linux. E não é atoa que há um projeto em paralelo chamado Chromium, visando a remoção de alguns recursos proprietários do navegador Google. Mas, você já deve ter dado conta que em alguns casos o navegador acaba consumindo muita memória ao abrir. E mesmo quando você fecha a aplicação, alguns megas ainda ficam presos ao Chrome ou Chromium. Agora, você verá o motivo e como economizar quase 400 MB de RAM destes navegadores.

Isso não é um problema. Na verdade, é necessário que esse consumo alto aconteça, tanto para que o Chrome ou Chromium abra mais rápido, quanto para manter os aplicativos em segundo plano em execução. Como exemplo, a App do Telegram que muitos usam, inclusive eu.

Como comentei a pouco, esses megas podem fazer um diferença boa. Em especial quando se tem pouca memória livre disponível, ou quando alguns julgam um absurdo a forma como ela é reservada e dedicada somente a estes dois navegadores. Para desabilitar é muito fácil, siga os passos abaixo.

Como economizar quase 400 MB de memória no Google Chrome ou Chromium!

Abra do menu do Chrome ou Chromium:

economizar-400mb-chrome-chromium-mais-leve

Em seguida vá em “Avançados”:

economizar-400mb-chrome-chromium-mais-leve-2

Agora vá no item “Sistema” e observe se a chave a direita esta azul. Se estiver, mude ao contrário para ficar cinza:

No meu caso, a chave estava azul, após mudar para esquerda, ficando cinza quer dizer que os nossos MB foram economizados:

Pronto, feito, agora você pode fechar o seu Chrome ou Chromium e desfrutar dele consumindo menos memória, lembre-se que a partir de agora ele pode demorar um pouco mais para abrir. Esses 400MB ficam reservados para que ele abra mais rápido enquanto você estiver com a sessão ativa, desativando você libera mais memória, mas não terá o Chrome ou Chromium aberto com rapidez sempre que clicar. Particularmente, não acho demorado, mas há quem ache.

 

Comentários