SteamOS 2.121 adiciona suporte ao Flatpak

Agora é a vez do SteamOS adotar o Flatpak!

O SteamOS 2.121 foi lançado e está disponível para download. Para quem está chegando no mundo Linux agora, o SteamOS é uma distribuição GNU/Linux da Valve focada em seus jogos. Nesta nova versão, o SteamOS 2.121 atualizou o Linux Kernel para a versão 4.11, que contém algumas correções especiais de áudio e vídeo. Mas, também não foi só o Kernel que foi atualizado, outros pacotes base também foram.

E agora o SteamOS oficialmente adiciona o suporte ao Flatpak que era anteriormente o XDG-App. E mais coisas vem por aí, pois há uma equipe do SteamOS que esta focada no Flatpak. Tudo começou com o Solus OS que já vinha trabalhando em sua integração ao Linux Steam, só que neste meio tempo, pegaram algumas otimizações do Clear OS que inclusive falamos dela no SempreUPdate.

Agora, todos estes projetos estão trabalhando em conjunto. Pelo o que tudo indica, os usuários da Steam vão ter muitos jogos já como Flatpak e totalmente otimizado para instalar nas distribuições compatíveis. Também está sendo desenvolvido um SDK pelo projeto Solus, que vai fazer os jogos serem executados maneira correta, sendo compatível com o ABI da Steam.

Tudo esta em fase de testes e qualquer novidade avisaremos!

Mas, você pode ver o pequeno anúncio que foi feito pela comunidade do SteamOS:

SteamOS adota Flatpak

Comentários