Use o Zsync como gerenciador de download no Ubuntu ou Debian

Use o Zsync como um poderoso gerenciador de downloads!

O Zsync é muito usado para sincronização de pastas seja local com servidor ou vice-versa. A questão é que você pode usar o Zsync para fazer download pequenos ou grandes, como por exemplos ISO’s de distribuições. Normalmente ele é usado para sincronizar pastas entre servidores o que diminui e muito o trabalho de upload entre servidores. E nesta dica você vai ver como instalar o Zync e usar no Ubuntu.

Por exemplo, quando uma versão do Ubuntu é lançada pela Canonical no servidor principal os outros servidores vão copiar o conteúdo, geralmente é usado o Rsync e é aí aonde o Zsync entra, pois ele é um alternativa ao Rsync. Muita gente pensa que todas ISO’s são baixados e depois enviadas para o servidor, mas não é bem assim, apenas o principal envia e restante copia, é uma verdeira cadeia de sincronização, o que facilita e muito a vida de quem precisa manter servidores ou mirrors ao redor do mundo com a mesma versão distribuída.

A boa notícia é que você pode usar o Zsync como um grande gerenciador de downloads que vai garantir que o arquivo baixado não seja corrompido ou baixado com falhas.

Como instalar o Zsync no Ubuntu ou Debian

O Zsync já está presente nos repositórios oficiais do Ubuntu e você não vai precisar de repositórios de terceiros, para instalar execute o comando abaixo no Ubuntu ou Debian:

sudo apt install zsync

Como usar o Zsync no Ubuntu ou Debian ?

A coisa mais fácil do mundo é usar o Zsync, o uso dele é somente via terminal, você pode baixar direto via comando ou escolher a pasta, veja o exemplo abaixo.

Para baixar na pasta download você deve executar primeiro o comando abaixo, e troque o meu nome de usuário pelo o seu:

cd /home/emanuel/Downloads

Agora, execute o comando abaixo para baixar usando o Zsync, você deve trocar o link_do_arquivo pelo o seu:

zsync link_do_arquivo
Pronto, agora é só aguardar o download ser concluído!

Comentários