Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Android 8.0 Oreo foi lançado pelo Google e com novos recursos!

Google avisa que o Android 8.0 Oreo foi lançado e com 11 novos recursos!

O Google anunciou que o Android 8.0 Oreo já está disponível, e você já pode acessar o site do Android e conferir todas as novidades. O Google manteve a tradição de usar nome de doces ao Android e agora é a vez do Oreo. Só para relembrar, as versões do Android anteriores receberam o nome de Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, KitKat, Lollipop, Marshmallow e Nougat.

o Android 8.0 Oreo pode sofrer alterações a todo instante, e a versão final deve ser lançada no final deste ano. Atualmente você pode testar a versão beta do Android 8.0 e conferir alguns recursos interessantes, vamos citar apenas o que foram lançados até agora, esse número pode aumentar.

Confira um vídeo criado em homenagem ao Android 8.0 que foi lançado ontem, exatamente no dia do Eclipse solar:

11 novos recursos do novo Android 8.0 Oreo

1 – Não haverá mais Configurações de fontes desconhecidas no novo Android 8.0 Oreo

android-8-oreo-install-other-apps

Atualmente quando o usuário Android precisa instalar algum pacote .apk em seu Android, é necessário fazer uma configuração manual para liberar a instalação de aplicativos que estão fora da Play Store. A realidade é o usuário que instala estes aplicativos, geralmente tem conhecimento do local aonde o software foi baixado, sabemos que as vezes pode haver sim um problema com softwares mal intencionados, por isso, um bom antivírus pode ser uma boa ideia neste momento.

2 – Autofill uma API para ajudar a manter a segurança de dados em seu Android 8.0 Oreo

android-8-oreo-autofill-apiSe você usa muitos aplicativos que precisam de login, senha, pin ou seja qual for o item que precise ficar guardado de forma segura, saiba que agora no Android 8.0 essa segurança foi reforçada, agora uma API vai reforçar a segurança de seus dados armazenados e o melhor, ele se integra totalmente a qualquer gerenciador de senhas que você escolher.

3 – Assista vídeos ou ouça músicas enquanto você lê um texto no SempreUPdate

android-8-oreo-picture-in-picture

Agora você não precisa mais escolher entre o vídeo ou ler algum texto em outros aplicativos, um novo recurso chamado de Picture-in-Picture ou apenas PiP, vai facilitar a vida dos usuários do Android 8.0 Oreo. Digamos que você estava vendo um vídeo no YouTube e de repente alguém mandou uma mensagem no seu Whatsapp, pois é, agora é só dar um toque no botão inicial, o aplicativo do YouTube vai ser minimizado automaticamente e não vai parar de reproduzir o seu vídeo, ele continua sendo executado. Depois é só voltar e tudo retornar ao que era.

4 – Agora você terá o Google Play Protect no seu novo Android 8.0 Oreo

google-play-protect-android-app-scanning

O foco do Android sempre foi e é ser seguro, mas muitos malwares vem sendo desenvolvidos para atacar os dispositivos que rodam o Android, no entanto, o Google Play Protect vai ajudar os usuários a detectar estes softwares nocivos, ao todo são mais de 50 bilhões de aplicativos digitalizados todos os dias.

5 – Conheça o Wi-Fi Aware (Neighborhood Aware Networking – NAN) disponível no Android 8.0 Oreo

Use o alcance do seu Wi-fi para compartilhar arquivos, sem necessidade internet ou usar os dados móveis do seu dispositivo. Em resumo, o Wi-fi Aware é um combinação do Wi-fi Direct e Near que torna esse compartilhando mais seguro do que o Wi-fi P2P, e o melhor, a velocidade de compartilhamento é muito superior a do Bluetooth. E agora é com os desenvolvedores, eles contam também com uma API para que usem a imaginação e criem seus aplicativos de compartilhamento.

6 – Tenha aplicativos instantâneos do Android sem precisar baixar e instalar no Android 8.0 Oreo

android-8-oreo-instant-apps

Se você fica assustado com o tamanho de alguns aplicativos e as vezes o pacote de dados esta acabando ou a Wi-fi ficou lenta, então os problemas acabaram, o Android 8.0 Oreo conta com um novo recurso Android Instant Apps que permite aos usuários, usar aplicativos do Google Play sem ter que baixá-los, será disponibilizado um link como um link e pronto, só usar.

7 – O Android 8.0 Oreo vai por um fim naqueles aplicativos que consomem bateria sem você perceber

Sabe aqueles aplicativos que costumam usar seu Wi-fi enquanto você não esta mais usando ele? Pois é, chegou ao fim, o Android 8.0 vai bloquear esses aplicativos que fazem isso, além de usar os dados sem você perceber ainda consomem sua bateria, existem alguns aplicativos que exibem notificações usando a Web ou aqueles jogos que volta e meia explodem na tela do seu telefone com um anúncio, pois é, isso vai ter um fim.

8 – Agora você contará com um novo recurso chamado Seleção de Texto Inteligente

Agora quando você selecione e-mail, número de telefone, nome de estabelecimento, o Android 8.0 Oreo vai entender o tipo de dados selecionado, se for e-mail vai abrir um aplicativo de e-mail se for um número de telefone, o chamador será aberto. Enfim, ele vai te ajudar a escolher uma melhor opção quando você selecionar dados.

9 – Pontos de notificação vai facilitar a sua vida ao tentar ler os avisos no seu Android Oreo

Sabe quando você receber vários notificações como e-mail, chamada perdida, aviso do banco ou cartão de crédito, aquele canal do YouTube que você assinou e postou um vídeo ao mesmo tempo? No Android 8.0 Oreo isso vai esta mais organizado, agora o que passar o limite da sua tela ficará resumido nos famosos 3 pontinhos no canto superior da tela, e aí você vai ver somente as notificações que quiser, sem ficar perdido em meio aos avisos, e o melhor, você pode ajustar as prioridades de cada aplicação.

10 – Conheça o Find my Device ou Encontre meu dispositivo 

Similar a um recurso do iPhone, agora você pode encontrar o seu dispositivo Android e o melhor, pode bloquear, localizar, limpar seus dispositivos Android caso você perca ou seja roubado.

11 – Novos Emoji e também uma vasta gama deles para você baixar

android-8-oreo-emojis

O Android 8.0 conta com mais de 60 novos emojis, sendo que alguns só serão disponibilizado pelos desenvolvedores das aplicações, que vão poder usar e abusar deles em suas aplicações, além disso é possível transferir Emoji para que você não fique limitado aos que existem em seu dispositivo.

Precisa de mais informações? Acesse agora o site do Android e confira muitas outras novidades sobre o lançamento do Android 8.0 Oreo:

Lançamento Android 8.0 Oreo

Via TheHackerNews
Comentários