Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

As empresas estão em uma guerra para contratar talentos IoT

A Canonical divulga relatório sobre a luta para encontrar profissionais com conhecimento relevantes para IoT

Para quem nunca ouviu o termo IoT (Internet of Things) é na verdade o famoso campo da Internet das Coisas e as empresas estão quase entrando em guerra por profissionais que entendam sobre o assunto, ou seja, alguém com conhecimentos relevantes sobre IoT.

Segundo um relatório divulgado pela Canonical, empresa que mantém o GNU/Linux Ubuntu, cerca de 67% das empresas estão nessa guerra. A pesquisa foi feita com 360 profissionais, desenvolvedores e fornecedores da IoT. As dificuldades são variadas, é óbvio que até agora não há ninguém com o conhecimento completo sobre o assunto, mas existem nichos dentro do IoT que são necessários, na verdade não é necessário saber tudo, mas ao menos um campo necessário dentro do IoT já vai ser um bom motivo para ser contratado.

Confira a pesquisa realizada pela Canonical sobre os profissionais IoT

Abaixo veja uma imagem onde há uma amostragem sobre o percentual do perfil profissional em verde e em vermelho a dificuldade de encontrá-lo com experiência em IoT!

iot-canonical-profissionais-vaga-emprego-internet-das-coisas

Na pesquisa, os entrevistados destacaram alguns tidos de profissionais que são difíceis de ser encontrados, o percentual usa a lógica de 100% onde o critério “Há dificuldade” e não “Há dificuldade” foram levados em consideração, abaixo mostraremos somente o percentual referente aos que disseram “Há dificuldade” dentro de um todo em 100%:

  • Profissionais com conhecimento de dados e análises importantes 35%
  • Profissionais especialistas em IoT 75%
  • Desenvolvedores de software embarcado 33%
  • Profissionais de Eletrônica de embarcados 32%
  • Profissionais em segurança de TI 31%
  • Profissionais de AI 30%
Para compreender melhor a amostragem, vamos citar como exemplo o primeiro item, 35% disseram que “Há dificuldade” então 65% disseram que “Não há dificuldade”.

Quando se trata da internet das coisas, a comunidade empresarial ainda está superando uma lacuna de habilidades significativa. Muitas empresas estão preocupadas com a própria falta de conhecimento e habilidades dentro do mercado da IoT e muitos líderes empresariais estão se encontrando em primeiro lugar em um conjunto de desafios de tecnologia e negócios que ainda não entendem completamente, por este motivo a Canonical resolveu sair do mundo da convergência migrando para IoT como anunciado anteriormente.

O relatório Defining IoT Business Models incorpora pesquisas originais, encomendadas pela Canonical e conduzidas pela publicação independente da indústria IoTNow. A pesquisa foi feita com 361 pessoas do banco de dados da IoT Now de profissionais registrados da IoT.
Quer visualizar o relatório? Acesse através do botão abaixo:
Comentários