Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Canonical esta se dedicando ao Wayland no Ubuntu 17.10

Canonical esta fazendo de tudo para que os usuários tenham uma excelente experiência com o Wayland no Ubuntu 17.10.

A Canonical esta muito empenhada em fazer com que o Ubuntu 17.10 tenha o mínimo de problemas possíveis, além de tentar atender o que os usuários esperam e ao mesmo tempo, atender aos padrões upstream. Nas últimas semanas a lista do Ubuntu vem bombando com mensagens em torno da sessão padrão do GNOME Shell que esta prevista para o Ubuntu 17.10.

As questões que mais apareciam eram justamente sobre o uso do Wayland, se realmente seria um padrão no Ubuntu 17.10. Hoje o Didier Roche da Canonical fez um publicação sobre a sua experiência na GUADEC (GNOME Users And Developers European Conference) ou simplesmente “Conferência GNOME”.

Didier brincou com o que as pessoas achavam que iria acontecer durante a conferência, ele faz uma referência com imagens como que se esperasse desentendimentos chegando até a brigas durante o evento. Roche reafirma que esta preocupado com o usuário do Ubuntu e cita a pesquisa que foi realizada. O Ubuntu 17.10 manterá o seu tema Ambiance GTK, tema de ícone e fonte padrão do Ubuntu que todos os usuários já conhece.

A ideia é somar as experiências positivas com o Unity e agregar esses valores ao GNOME, é possível que os usuários tenha uma experiência nova com o GNOME no Ubuntu 17.10, pois existe a possibilidade de uma versão modificada para atender a demanda e as expectativas comunitárias. Haverá sessões personalizadas, uma padrão GNOME e outra sessão modificada pela equipe Ubuntu, as duas opções estarão disponíveis na tela de login do Ubuntu 17.10. Mas o martelo ainda não foi batido, essas mudanças estão a cargo da Comuidade Ubuntu GNOME.

Novas extensões estão sendo desenvolvidas, e algumas delas possuem o foco de não deixar os usuários do Unity desconfortáveis, o poder de personalização será maior do que já é, então resta apenas esperar para ser surpreendido. Quanto ao Wayland ele será padrão no Ubuntu 17.10, a sessão X.org também estará presente e a Canonical vai observar os relatos dos usuários sobre essa experiência, essa base vai ser usada no próximo Ubuntu 18.04.

Essas novidades devem ser lançadas na semana que vem. Muitas novidades ainda vem por aí. Ficaremos no aguardo e na expectativa de trazer novas notícias sobre o Ubuntu 17.10.
Comentários