Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Debian agora funciona em dispositivos móveis!

O futuro do Debian pode ir mais longe, agora também no mundo mobile!

O Debian completou seus 24 anos de existência no dia 16 de agosto, e os planos para o futuro continuam com força total. Uma novidade foi divulgada no DebConf17 que como o nome sugere é a conferência do Debian, que aconteceu no período de 6 a 12 de agosto, em Montreal no Canadá.

Debian em dispositivos móveis como Tablets, Smartphones e computadores portáteis!

Na conferência Debian além do assunto cotidiano, que seria o Debian para Desktop, o assunto também foi o Debian para dispositivos móveis, mais de 50 desenvolvedores fizeram uma reunião para conversar sobre o Debian no mundo mobile. A ideia é que o Debian funcione em tablets, smartphones, em qualquer computador portátil, além do tradicional desktop que todos já conhecemos.

A novidade foi divulgada enfaticamente pelo W. Martin, e detalhe, os desenvolvedores querem que o Debian funcione de verdade, mesmo que seja em distribuições baseadas nele, a ideia é que apenas funcione e nem precisa ser o Debian puro, mas que a base funcione.

Esse trabalho colaborativo é uma das marcas do Debian, alguns projetos estão focados em enaltecer somente a marca principal, já neste caso, o que importa mesmo é que a base Debian funcione como o esperado, então, pela filosofia do Debian os dispositivos móveis com toda certeza terão uma base estável e muito bem testada, mas ainda há fatores que podem gerar instabilidade, como por exemplo, ambientes ou modificações pelas comunidades, isso vem sendo discutido e em breve deve surgir um sistema móvel sólido, seguro e sem tantos erros.

Quais dispositivos móveis suportam o Debian atualmente?

 

Atualmente o suporte satisfatório do Debian para dispositivos móveis só é garantido em alguns modelos, como o PocketCHIP, Pyra, ZeroPhone e o Samsung Galaxy S Relay 4G sendo este último a novidade no DebConf17. Existem muitos outros aparelhos que já estão sendo testados, entre os fabricantes mais conhecidos no Brasil podemos citar Nokia, Samsung e Motorola.

debian-dispositivos-móveis-raspbian-raspberry-tablet-smartphone

Da lista que passamos acima os principais não são tão conhecidos. O PocketCHIP é um computador de mão que possui Wi-fi, Bluetooth, USB e teclado e ele já roda o Debian 8 ou Debian 9 sem nenhum problema. O outro é o Pyra que é um pouco mais popular dentro do projeto Debian, este é mais moderno conta com uma tela sensível ao toque, teclado Wi-fi, cartões SD, várias portas USB, GPS, bússola digital de 6 eixos e há uma versão em paralelo que suporta o uso como smartphone.

Já o ZeroPHONE como o nome já sugere é um smartphone que foi desenvolvido com o Raspberry Pi Zero, ele conta com uma pequena tela, Wi-fi, microfone e um teclado clássico, nele é usado o Raspbian que é o sistema operacional da Raspberry Pi Foundation.

Parabéns a Comunidade Debian pelo avanço e pelo excelente trabalho de sempre!

Se você preferir, também fizemos um post ensinando a como instalar o Raspbian Linux no Raspberry Pi.

Via Wiki Debian Blog Debian
Comentários