Debian pode abandonar as imagens live

Projeto Debian pode abandonar as ISO's com imagem live!

O Projeto Debian esta estudando a possibilidade de abandonar as imagens ISO’s Live, foi iniciado uma discussão na lista pública do Debian. A questão em torno do Debian Live foi levantada pelo desenvolvedor Steve McIntyre, o problema é que as imagens são criadas e lançadas, porém não anda aparecendo pessoas para ajudar a testar e muitos menos para desenvolver. Essas dúvidas sobre o futuro do Debian Live não é nova, já vem de algum tempo, mas voltou com tudo recentemente, até agora não foi batido o martelo sobre o assunto.

Outra questão que anda incomodando a lista do Debian, são os vírus para Windows que estão sendo enviados anexados à e-mails e também em algumas informações dos pacotes, como eles disseram, pode ser proposital ou sem intenção. OS vírus para Windows não afetam sistemas Linux, salvo no caso de alguns que acabam se aproveitando do Wine, a preocupação deles é com o fato de os mecanismos anti-malware que monitoram a internet, detectarem estes vírus nos mirrors do debian.org e acabarem manchando a reputação destes servidores, essa questão foi levantada pelo desenvolvedor Paul Wise que recomenda escanear e-mails, pacotes e tudo o que for enviado aos servidores debian.org.

Muitas questões estão sendo discutidas nas listas do Debian, existe muita cautela em torno dos pacotes e também na qualidade das imagens ISO’s que são lançadas. Assim como qualquer distribuição, é preciso de pessoas dispostas para ajudar a testar o que é produzido, fica difícil iniciar uma caça a erros sem ter uma boa quantidade de amostras

Para ver a lista pública do Debian e acompanhar a discussão ou sugerir algo, você pode clicar no botão abaixo:

Lista públicas do Debian

Comentários