Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como monitorar o desempenho de sistemas Linux? Use o NMON!

Neste artigo, você vai ver como monitorar o desempenho de sistemas Linux com o nmon!

Para monitorar o desempenho do sistema desde o processamento ao uso de memória, você pode usar o nmon, com ele você consegue ter um gráfico detalhado via terminal com informações completas sobre o sistema. Nesta dica, veja como instalar o nmon no Ubuntu, Debian, openSUSE, Linux Mint, Fedora e derivados.

Monitore o desempenho de sistemas Linux com o NMON!

Antes de mais nada, é sempre importante monitorar o seu sistema, até porque sempre que instalamos algo novo ou até quando atualizamos, é essencial verificar se tudo esta estável e se o desempenho esta normal como antes ou foi comprometido, e o Linux permite que isso seja feito com maestria, a ferramenta nnom pode ser usada por qualquer nível de usuário, o menu é muito simples e intuitivo.

Para monitorar o desempenho de sistemas Linux vamos usar o nmon, uma aplicação simples mas muito competente, então vamos para a instalação, siga os comandos de acordo com a sua distribuição!

Como instalar o nmon no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE!

Para instalar o nmon no Debian, Ubuntu, Linux Mint e derivados, execute os comandos abaixo, lembre-se que o Debian não tem vem com o sudo habilitado por padrão, neste caso você pode executar como ROOT ou habilitar o sudo no Debian:

sudo apt-get install nmon

Para instalar o nmon no Fedora, CentOS execute os comandos abaixo:

sudo dnf install nmon

Para instalar no openSUSE ou derivados, execute os comandos abaixo:

zypper in nmon

Para abrir o nmon e ter acesso aos detalhes do seu sistema execute o comando abaixo no terminal:

nmon
Confira abaixo a tela inicial do nmon, basta seguir o menu principal e digitar a letra correspondente ao item que você quer verificar!

Como monitorar o desempenho de sistemas Linux?

 

Comentários
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE