Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Projeto KDE anuncia novidades para 2017

Confiras algumas das novidades para o KDE em 2017

Na semana passada ocorreu a conferência anual do KDE ou formalmente conhecida como Akademy do KDE (Academia do KDE). A ideia é analisar tudo o que foi feito o ano passado e o que pode ser feito neste ano de 2017. Muitas novidades foram anunciadas para este ano em torno do KDE, que como todo mundo conhece é um dos ambientes de desktop mais antigo e popular. Geralmente você deve ver nos anúncios internacionais os ciclos sendo nominados por estações do ano, isso acontece porque elas são regulares lá fora, e neste caso eles citam o verão, que começa em Junho e termina no final de setembro.

Novidades para o KDE em 2017

O desenvolvedor do KDE Sebastian Kügler fez uma publicação no site do KDE que nos conta as novidades KDE para o “verão” de 2017. O texto é bem grande, mas vamos resumir entre as mais relevantes e as mais esperadas. Nem todas as decisões estão finalizadas, tudo geralmente é discutido e depois analisado friamente para verificar a possibilidade de aplicar as sugestões gradativamente.

Então, para começar o projeto KDE continua com o ciclo de desenvolvimento 5.11 e a ideia é integrar de maneira satisfatória o navegador web, melhorar o suporte as telas sensíveis ao toque, barra de tarefas, menu global, criptografia, design e reescrever a interface das configurações do sistema e outras mudanças.

No KDE Store ou Loja KDE agora vai ser possível fazer doações. O Plasma deve ter uma melhoria significativa em torno do suporte ao Wayland, e também os usuários vão desfrutar de gráficos mais leves, suporte HiDPI e também teclados virtuais, muitos outros recursos no quesito gráficos serão repensados.

Os desenvolvedores também citaram o projeto Halium que possui foco em desenvolver um sistema Linux capaz de rodar em dispositivos portáteis, no entanto o foco até o momento são smartphones e tablets. Eles estão fazendo pesquisas, e juntando o código, então saiba que haverá um pouco do que existe de melhor em projetos como UBports, Sailfish OS, Web OS e claro, KDE Plasma Mobile além disso esta sendo feito um estudo para suportar os drivers Android mesclando com algumas aplicações que hoje usamos no Linux como o PulseAudio, oFono e outros projetos paralelos.

O Kirigami permanece com o dever da convergência de interfaces Qt/KDE.

Separamos algumas imagens abaixo usada na apresentação durante o evento Akademy KDE 2017

Caso você queira, faça o download da apresentação completa, esta em inglês, é a mesma apresentação usada durante o evento:

Apresentação – Akademy KDE 2017

Via Dot KDE
Comentários