Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como corrigir erro Ubuntu “system program problem detected”

Este erro é muito comum, no entanto assusta alguns usuários e nós vamos explicar como resolver!

Se você usa Ubuntu, é quase certeza que em algum momento durante o uso de qualquer versão, você tenha encontrado o erro “O sistema detectou um problema no Aplicativo você gostaria de relatar o problema agora?” ou então “Sorry, Ubuntu XX.XX has experienced an internal error. If you notice further problems, try restarting the Computer. Send an error report to help fix this problem” ou ainda “System program problem detected
Do you want to report the problem now?”. Entenda como corrigir essas mensagens ou reportar através do Ubuntu.

Qual o motivo dessa caixa aparecer com esse erro no Ubuntu? É comum?

Quando navegamos pelos fóruns do Ubuntu, ainda encontramos muitos usuários relatando este mesmo erro. O fato é que quando um serviço não é inicializado corretamente no Ubuntu, seja por conta de uma atualização, desligamento incorreto ou ao voltar de um processo de hibernação, o sistema pode sim gerar um erro. Infelizmente nem todos os usuários tem conhecimento sobre isso, e em alguns casos causa pânico e alguns chegam até mesmo a formatar por falta de informações.

Essa tela de erro, é um serviço chamado apport, ele é quem avisa aos desenvolvedores sobre os problemas que o sistema possa ter, é com base nestes relatórios de erro que os desenvolvedores do Ubuntu lançam as correções. É óbvio que em alguns casos é necessário anexar alguns tipos de relatórios mais complexos que nem todos os usuários como iniciantes sabem reportar.

Pensando nisso, a Canonical seguido pelos desenvolvedores do Ubuntu lançaram a pelo menos 5 anos, uma forma de desligar essa notificações e nós vamos mostrar como desativar essas mensagens, que nem sempre são problemas graves, basta reiniciar o sistema que a mensagem desaparece e em alguns casos, nunca mais volta a aparecer, ao menos pelo mesmo motivo.

Como corrigir erro Ubuntu “O sistema detectou um problema no Aplicativo”

Se você pensa em não reportar os erros aos desenvolvedores, ou não sabe como fazer isso, você pode desativar as notificações do erro do Apport do Ubuntu, para isso execute os comandos abaixo:

sudo gedit /etc/default/apport

 

Dentro do arquivo localize a linha abaixo e troque para 0 (Zero que quer dizer desativado):

# set this to 0 to disable apport, or to 1 to enable it
# you can temporarily override this with
# sudo service apport start force_start=1
enabled=1

 

Observe que está com o número 1, que quer dizer ativado:

# set this to 0 to disable apport, or to 1 to enable it
# you can temporarily override this with
# sudo service apport start force_start=1
enabled=0
Você também pode remover o Apport do seu Ubuntu!

Como desinstalar o Apport do Ubuntu

sudo apt-get remove apport apport-symptoms

 

E se um dia se arrepender, e quiser instalar o Apport no Ubuntu, execute o comando abaixo:

sudo apt-get install apport apport-gtk apport-symptoms
Você ainda está tendo problemas com o Ubuntu ? Então acesso o nosso grupo público de usuários clicando no menu superior, o nosso grupo é no Telegram e somos mais de 1000 usuários que podem ajudar você a resolver o seu problema!

Comentários
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE