Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como corrigir Realtek RTL8723BE onde o sinal fica fraco

Essa dica ajuda a corrigir o problema de sinal fraco mesmo próximo ao roteador

Geralmente as placas Realtek funciona bem no Linux, em qualquer distro. Mas a placa Realtek RTL8723BE anda dando dor de cabeça para muitos usuários em especial do Ubuntu, não que seja um caso generalizado, mas o problema existe em qualquer distribuição. Nesta dica, você vai aprender como corrigir o erro das placas Wi-fi Realtek RTL8723BE no Linux, este problema pode aparecer no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE em qualquer distro Linux.

Se você usa essa placa, ou esta passando por um problema parecido ou está em dúvida se essa dica é para você, o problema é que, mesmo próximo ao roteador ou que o sinal esteja satisfatório a placa Realtek RTL8723BE sempre vai exibir o sinal fraco, há uma falha no drive que causa este problema de recepção de sinal Wi-fi, e hoje você vai ver como corrigir, já que fazem anos e até agora a correção não saiu.

Como corrigir Realtek RTL8723BE onde o sinal fica fraco no Linux

Para começar vamos usar o terminal, pois é, então vamos lá. Comece identificando a sua placa no sistema:

Execute o comando abaixo:

iwconfig

Exemplo de saída do terminal:

como-corrigir-erro-wi-fi-Realtek-RTL8723BE-sinal-fraco-linux

Observe que a minha placa foi identificada como wlp2s0 e é justamente essa parte a mais importante de todos os comandos, então guarde bem essa informação.
Agora, vamos afazer o download do código fonte, é justamente ele que vamos usar para corrigir o problema, lembre-se que os próximo passos podem ser feitos em qualquer distribuição Linux, e a ideia é justamente corrigir o problema nas placas Realtek, e neste caso no Realtek RTL8723BE. O drive funciona em qualquer versão do Linux Kernel superior a versão 3.0 e é destinado às placas rtl8192ce, rtl8192se, rtl8192de, rtl8188ee, rtl8192ee, rtl8723ae, rtl8723be, and rtl8821ae.
wget -c  https://github.com/lwfinger/rtlwifi_new/archive/rock.new_btcoex.zip
unzip rock.new_btcoex.zip

Agora que já extraímos, vamos continuar com os comandos, vamos entrar no diretório aonde você extraiu o pacote, lembre-se dele, no meu caso foi no desktop mesmo, então os comando são os seguintes:

cd rock.new_btcoex/rtlwifi_new-rock.new_btcoex
make
Lembre-se que caso o Make não esteja instalado, você terá que instalar as ferramentas para compilar execute os comandos sudo apt install build-essential se estiver usando Debian, Ubuntu derivados.
Continuando, agora vamos instalar o drive Realtek, ainda no terminal da sua distro Linux execute o comando abaixo:
sudo make install
sudo modprobe -rv rtl8723be
sudo modprobe -v rtl8723be ant_sel=2

 

Agora, de acordo com a identificação da sua placa Realtek no seu Linux, execute o comando abaixo para ativar a placa novamente:

 sudo ip link set wlp2s0 up

Agora, vamos buscar as redes disponíveis:

sudo iw dev wlp2s0 scan

E para que o sistema guarde de vez as instruções, e você não tenha que refazer todos os comandos novamente, execute o comando abaixo:

echo "options rtl8723be ant_sel=2" | sudo tee /etc/modprobe.d/50-rtl8723be.conf
Pronto, feito!

E se por acaso você encontre algum erro depois que fizer o upgrade de sua distribuição, como por exemplo do Ubuntu 16.04 LTS para o Ubuntu 17.04 baixe o arquivo e execute os comandos abaixo:

Download Realtek

Faça a extração do arquivo como vimos acima e execute os comandos abaixo:

cd Desktop
cd rtlwifi_new-master
make
Comentários