Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como executar um arquivo .run ou .bin no Ubuntu, Fedora, openSUSE

Veja como é simples executar o .run ou .bin no Linux!

Muita gente ainda esquenta cabeça quando encontra arquivos .run ou .bin, eles podem ser usado em qualquer sistema GNU/Linux, como Ubuntu, Fedora, openSUSE, Debian, Linux Mint, enfim, em qualquer distribuição Linux. Como estamos lidando com arquivos executáveis, geralmente as dúvidas sempre partem dos usuários iniciantes que geralmente usam o Ubuntu, que comumente é a distribuição de entrada de muitos. Saiba como como executar um arquivo .run ou .bin no Ubuntu, Fedora, openSUSE.

Mais um pouco sobre arquivos .run e .bin no Linux

Então vamos lá, no Ubuntu que é o nosso exemplo, os arquivos .run e .bin são um dos poucos que você sempre vai ter que marcar como executável. Mas, existem duas maneiras de fazer isso, pelo terminal ou usando o gerenciador de arquivos de sua escolha.

Mas, tem um grande detalhe que não podemos ser omissos, seja em qualquer uma distribuição Linux, os arquivos .run e .bin são fáceis demais de executar e assim instalar, e em vários casos são difíceis de remover, mas isso depende também do desenvolvedor que o criou.

Existes arquivos são usados por muitas empresas e claro, por desenvolvedores, então antes de executar qualquer arquivos .run ou .bin saiba para que serve e só os execute se você confiar na procedência, só instale se confiar na fonte, no desenvolvedor e assim, aproveite para saber também, como desinstalar caso você precise.

Alguns arquivos .run e .bin requerem permissões de root para executar, usando o comando sudo. Lembre-se de que o acesso à raiz significa que o arquivo tem acesso total ao seu sistema e pode prejudicar sua estabilidade e segurança.

Como executar um arquivo .run ou .bin no Ubuntu, Fedora, openSUSE, Debian, em qualquer distribuição Linux!

Primeiro, abra o Terminal e marque o arquivo como executável com o comando chmod. Vale lembrar que em alguns casos, os arquivos .run ou .bin pode requerer o ROOT  mas pode ser executado com o sudo, caso você esteja usando o Debian e alguns derivados diretos, você vai precisar usar o ROOT:

chmod +x nome-do-programa.run

Agora você pode executar o arquivo no terminal:

./nome-do-programa.run
Nota: Se uma mensagem de erro como “permissão negada”, use sudo para executá-lo como root. Tenha cuidado, sudo permite que você faça mudanças críticas no seu sistema. Muitas instalações de software exigirão o sudo.
sudo ./nome-do-programa.run

Como executar um arquivo .run ou .bin no Ubuntu, Fedora, openSUSE, Debian, em qualquer distribuição Linux via interface gráfica!

Quando a executar um arquivo .run ou .bin no Ubuntu, Fedora, openSUSE, Debian, em qualquer distribuição Linux via interface gráfica, você vai precisar do seu gerenciador de arquivos, como estou usando o Deepin Linux, então o print é no gerenciador dele.

Como-executar-um-arquivo-.run-ou-.bin-no-Ubuntu-Fedora-openSUSE

Mas se você estiver usando o Ubuntu a instrução é simples:

  • Vá aonde o seu arquivo foi baixado ou criado
  • Clique com o botão direito do mouse
  • Selecione a opção Propriedades
  • Vá na guia Permissões
  • Maque a caixa Permitir e executar como programa
  • Clique em Aplicar Permissões
  • Feito! Pode fechar o item Propriedades!
  • Para executar o arquivo .run ou .bin clique duas vezes no arquivo. Se nada acontecer, clique com o botão direito do mouse e selecione Executar no Terminal. Uma janela roxa com texto branco será aberta. Este é o terminal. Não se preocupe se demorar alguns segundos a aparecer, isso é normal.
Pronto! Agora você já sabe como executar um arquivo .run ou .bin no Ubuntu, Fedora, openSUSE e certamente em qualquer distribuição Linux!
Comentários