Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como habilitar acesso ROOT via SSH no Ubuntu

Essa dica vai para quem precisa ter acesso total à raiz do Ubuntu

Por padrão do acesso ROOT via SSH vem desabilitado no Ubuntu, detalhe, em todas versões, esse tutorial pode ser usado em qualquer versão do Ubuntu a partir da 14.04 LTS ou superiores. Para quem não conhece, o SSH (Secure Shell) permite que você acesse um servidor, por exemplo, como se você estivesse em um terminal.

Esse acesso é muito usado por empresas que trabalham com servidores e precisa ter acesso aos servidores do clientes, por este motivo que o acesso SSH é muito requisitado, mas que por questão de segurança, algumas distribuições como o Ubuntu não vem com o SSH habilitado. E nesta dica vamos mostrar como habilitar acesso ROOT via SSH no Ubuntu.

Nota: Se você for um usuário iniciante, nunca forneça o acesso SSH à desconhecidos. Sabemos que existem muitas pessoas que gostam de ajudar nos mais variados canais do Ubuntu e claro, de outras distribuições, mas só passe o acesso se você realmente confiar nesta “ajuda”.

Como habilitar acesso ROOT via SSH no Ubuntu

Primeiro é preciso habilitar o ROOT no Ubuntu, é ele que vai garantir o acesso total ao sistema, em seguida vamos liberar o acesso em um arquivo, tudo é muito simples, não pule nenhum item abaixo.

Primeiro, habilite o ROOT executando o comando abaixo, em seguida digite a senha e depois confirme, lembre-se que ao digitar a senha no terminal, não será exibido asteriscos ou qualquer sinal de digitação, isso também é para garantir a segurança:

sudo passwd root

Agora, vamos editar o arquivo que vai habilitar o acesso SSH no Ubuntu, para isso edite o arquivo abaixo, lembre-se de usar o ROOT para editar o arquivo abaixo, escolha o editor que mais gostar, no meu caso o vi:

vi /etc/ssh/sshd_config

Dentro do arquivo você vai encontrar o trecho do código abaixo, procure o item #Authentication como abaixo:

# Authentication:
LoginGraceTime 120
PermitRootLogin prohibit-password
StrictModes yes
Observe que a um item PermitRootLogin prohibit-password agora comente a linha e insira um outro item o PermitRootLogin yes logo abaixo para que o acesso SSH seja habilitado no Ubuntu:
# Authentication:
LoginGraceTime 120
#PermitRootLogin prohibit-password
PermitRootLogin yes
StrictModes yes

Por último reinicie o serviço e pronto, o acesso esta liberado!

systemctl restart sshd

Feito!

Comentários