Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Desenvolvedores do Ubuntu vão descontinuar o 32 bit!

O que parecia difícil no mundo Ubuntu vai acontecer!

Ubuntu 17.10 Artful Aardvark Beta 2 ou Beta final foi lançado e com muitos ajustes, no entanto uma novidade pegou todos de surpresa e você vai entender o motivo. No anúncio a Canonical lançou apenas imagens para arquiteturas de 64 bit, e todos achávamos que isso poderia ser uma particularidade do lançado beta final do Ubuntu 17.10 Artful Aardvark, e não foi, e sim, os desenvolvedores do Ubuntu vão acabar com as ISO’s de 32 bit.

Primeiro é importante lembrar que o Ubuntu é considerado um sistema para rodar em qualquer plataforma, inclusive existem variações das quais chamamos de “sabores” que são destinada exclusivamente para computadores com poucos recursos, e o 32 bit está incluso nessa lista.

A questão vem sendo levantada desde maio deste ano, mas somente nesta versão é que a coisa realmente saiu das listas e tornou-se realidade. No lançamento do Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) beta final, ainda encontramos ISO’s de 32 bit apenas para servidores, mas para desktop infelizmente não.

Todos sabemos que a tendência é que a cada ano menos pessoas tenham computadores de 32 bit, isso porque desde a época dos processadores core2duo que o suporte a 64 bit já funciona e vem sendo aprimorado, então já temos uma longa estrada com a arquitetura de 32 bit.

E as variações do Ubuntu também vão acabar com o 32 bit?

O silêncio até agora não foi quebrado por nenhuma variação do Ubuntu, até agora as principais distribuições Lubuntu e Xubuntu que são focadas em manter o suporte em computadores de 32 bit não descartaram o 32 bit, tudo será mantido.

As outras variações não se manifestaram oficialmente, se vão ou não seguir o exemplo do Ubuntu e acabar de vez com o 32 bit, nem mesmo o Linux Kernel PAE será mantido, tudo será somente 64 bit mesmo. Algumas notícias de outras distribuições falam apenas do fim do i386 e eles costumam manter o i586, i686 e por aí vai, neste caso do Ubuntu não se aplica, realmente é o fim da jornada do bom e velho 32 bit, mas que hoje em dia vai ficando com menos softwares disponíveis e que é a tendência no quesito hardware do futuro.

O Simon Quigley do Lubuntu, disse que o projeto não vai de forma alguma acabar com o 32 bit e que as imagens tanto do Lubuntu quanto dos outros sabores permanecem com o i386 disponível. Não sabemos se isso pode mudar ainda, afinal de os usuários do Ubuntu começarem a pedir a volta do 32 bit através dos fóruns oficiais, é capaz de tudo mudar.

As compilações diárias do Ubuntu ainda usam o 32 bits, mas isso pode ser removido a qualquer momento:

Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark)

Bom, é isso, agora vamos aguardar e ver as novidades que vão surgir, qualquer mudança vamos publicar!
Comentários
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE