Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

GNOME 3.26 lançado, confira as novidades!

Projeto GNOME lança sua nova versão com novos recursos e melhorias!

O Projeto GNOME tem o orgulho de anunciar o lançamento do GNOME 3.26, “Manchester”. Muitos ajustes tem sido feito desde o início, muita coisa foi ajustada tanto por conta do lançamento do Fedora 27 quanto do Ubuntu 17.10. Em termos de numerologia para versão mais recente do GNOME, foram feitas 24.105 alterações realizadas por pelos menos 778 colaboradores do GNOME, muita gente mesmo.

Para os curiosos sobre o codinome da versão 3.26, o “Manchester”, ele foi dado devido ao Guadec que é a conferência anual do GNOME, que foi realizado em Manchester no Reino Unido.

Novidades para o GNOME 3.26

gnome-3.26-novidades-lançamento-2017

Para começar com as novidades do novo lançamento do GNOME 3.26, podemos citar a busca, pois é, ela foi melhorada, a ideia é que após a busca o usuário consiga fazer uma melhor leitura dos resultados, então será possível identificar o que são configurações, arquivos como também pesquisar ações do sistema.

O recurso pode ser acessado clicando em atividades ou pressionando a  tecla super e digitar no campo de busca o que deseja buscar. E não é só isso, o item Configurações também esta de cara nova no novíssimo GNOME 3.26.

Aplicativo de configurações de cara nova no GNOME 3.26

gnome-3.26-novidades-lançamento-2017

Antes os usuários do GNOME encontravam uma grade de ícones, essa aí não existe mais e não há risco de voltar. Agora com o GNOME 3.26, você vai encontrar um barra lateral, com as opções classificadas por área, então cada configuração estará separada de acordo com a tipologia de cada uma.

Para aqueles que achavam a janela muito pequena, isso também foi resolvido, agora a janela de configurações é bem maior e também pode ser ajustada para o tamanho que achar mais confortável. Mas tem um detalhe, as configurações Wi-fi agora tem sua própria área e as configurações de rede foram redesenhadas, estão mais bonitas para facilitar a usabilidade no seu novo GNOME 3.26.

Gosta de emojis? o GNOME 3.26 agora também tem!

Continuando com as novidades do GNOME 3.26, agora é hora dos emojis coloridos, muitas formas de uso dos famosos emojis foram lançadas nesta nova versão do GNOME. Há um aplicativo chamado de Caracteres, aonde você consegue fazer uma busca pelo emoji e também copiar e usar aonde você desejar. O Polari, o cliente IRC do GNOME 3.26 também possui um seletor para que você possa usar os emojis.

gnome-3.26-novidades-lançamento-2017-4

Sincronize seu navegador no GNOME 3.26

gnome-3.26-novidades-lançamento-2017-5

Agora o Web, o navegador do GNOME 3.26 possui suporte para sincronizar seus favoritos, senhas, históricos e outros dados, usando o serviço Firefox Sync, e você pode levar a mesma informação para outros computadores ou smartphone onde o serviço estiver ativo.

As configurações de telas foram redesenhadas no GNOME 3.26

gnome-3.26-novidades-lançamento-2017-6

Chega de se perder nas configurações de telas, os ajustes foram feitos para que você encontre logo de cara as configurações mais relevantes, e também você consegue ter uma visão geral de como as suas telas estão configuradas, isso se você estiver usando muitas telas, e se assim for, você poderá configurar todas e ainda definir como quer usar cada tela, isso vai quebrar um galho imenso para programadores que usam o GNOME 3.26.

As novas configurações de tela no GNOME 3.26, incluem uma versão de visualização de uma nova configuração de dimensionamento. Isso permite que o tamanho do que é mostrado na tela seja ajustado para corresponder à densidade (geralmente expressa como PPI ou DPI) de sua tela. Dessa forma, o conteúdo é exibido na quantidade correta, e se torna mais fácil de ser lido.

Espera-se que o recurso de dimensionamento de tela amadureça em lançamentos futuros. Para a melhor experiência no GNOME 3.26, o Wayland é recomendado em vez do X11, já que a configuração tela a tela não encontra suporte no X11.

Refinamentos do sistema no GNOME 3.26

gnome-3.26-novidades-lançamento-2017-7

Houve uma série de refinamentos visuais altamente visíveis para o GNOME 3.26. Eles incluem:

  • As janelas agora realizam transição suave quando são maximizadas, restauradas ou encaixadas a uma metade da tela. Além de ter bom visual, isso facilita o rastreamento do que está acontecendo na tela.
  • O tamanho das miniaturas de janelas no GNOME 3.26 foi aumentado no Panorama de Atividades, facilitando a escolha da janela desejada.
  • A barra superior agora fica transparente quando não há janelas maximizadas. Isso mais atrativo e fornece uma melhor noção de espaço.
  • Os diálogos que lhe informam quando um aplicativo não está respondendo possuem um novo estilo, com uma aparência mais integrada e refinada.

Pensou que acabou aqui as novidades do GNOME 3.26? Errou!

Como de praxe, há também muitas outras pequenas melhorias neste lançamento do GNOME 3.26. Aqui estão algumas delas!
  • Boxes, o aplicativo do GNOME para máquinas virtuais e remotas, agora permite que pastas sejam compartilhadas entre uma máquina virtual e seu computador. Para usar esse recurso, basta selecionar quais pastas você deseja compartilhar a partir das configurações de máquinas, e elas vão aparecer como localizações de rede no convidado.
  • No Software, atualizações agora são agrupadas por tipo e fornecem informações de progresso mais precisas durante a instalação.
  • Digitalizador simples, o aplicativo do GNOME para digitalizar imagens e documentos, teve algumas melhorias na interface para 3.26. Uma nova tela de início fornece algumas orientações úteis, as ferramentas de edição estão mais fáceis de identificar e as preferências podem ser acessadas pela barra de cabeçalho.
    Logs agora agrupa mensagens similares, o que torna o histórico muito mais curto, facilitando a localização do que você procura.
  • Polari — o aplicativo IRC — possui um novo assistente de configuração inicial, o que facilita se conectar e iniciar o bate-papo.
  • Ao redimensionar um sistema de arquivos no Discos, agora é possível também redimensionar sua partição, o que frequentemente economiza uma tarefa extra.
  • Mapas possui uma coleção de pequenas melhorias: há novos atalhos de teclado, mais informações são mostradas sobre lugares e o último método de transporte é memorizado ao traçar rotas.
  • Aplicativos de correio, tarefas, contatos e agenda do GNOME agora funcionam melhor desconectados — muitos itens agora podem ser editados quando você não tem conexão internet, e quaisquer alterações serão atualizadas na próxima vez em que você estiver conectado.
  • Fotos possui novos controles para ampliação.
  • Agora é possível adicionar e editar eventos recorrentes no Agenda.
  • Terminal agora destaca os hyperlinks, que podem ser abertos mais facilmente.
  • No Evolution, a nova barra Tarefas permite que você veja uma lista de próximos eventos e tarefas. Além disso, agora é possível usar o Evolution sem ter uma conta de correio.
  • A Ferramenta de Ajustes foi renomeado para Ajustes e ganhou três novas configurações: um alternador para mover botões de janela para a esquerda ou direita, uma opção Desabilitar enquanto digita para touchpads e uma opção para mostrar a porcentagem da bateria na barra superior. Houve também uma boa quantidade de limpeza e refinamento.

GNOME 3.26 não mostra mais os ícones de status no canto inferior esquerda da tela. Isso evita que a bandeja de ícones de status fique no caminho e espera-se que forneça uma melhor experiência geral. Espera-se que a falta de ícones de status não cause sérios problemas para usuários. Porém, se você descobrir que você precisa acessá-los, elas podem ser restauradas usando a extensão TopIcons.

Mais informações sobre as novidades do GNOME 3.26 leia os links abaixo:

Ícones de Status GNOME Extensão TopIcons Notas do lançamento do GNOME 3.26

Comentários
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE