Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como resetar/restaurar o GNOME, MATE e Unity

Essa dica vai ajudar aqueles que tentaram fazer modificações nos ambientes Unity, GNOME e MATE no Ubuntu, Fedora, Debian, Arch Linux, Manjaro, openSUSE e acabaram errando a mão.

Personalizar o Ubuntu não é coisa de outro mundo, mas muita gente gosta mesmo de deixar o GNOME, Unity ou o MATE diferente do padrão, e é nessa horas que em alguns casos passamos do limite, tudo pode ficar fora de foco e o ambiente passa se tornar algo pesado, feio e longe do que o usuário gostaria. E aí, alguns preferem rodar o DVD do Ubuntu e fazer uma nova instalação, no entanto, há como restaurar somente o ambiente do Ubuntu, isso mesmo, você pode resetar o GNOME, MATE ou o Unity para os padrões visuais aos quais eles foram distribuídos inicialmente, tudo o que você precisa fazer é executar um comando no terminal.

Nota: Essa dica funcionar em qualquer ambiente ou aplicativos que usem o dconf para armazenar configurações, então saiba que vai funcionar no Fedora, Debian, Arch Linux, Manjaro, Linux Mint. Citamos o Ubuntu porque geralmente as buscas por essa opção são provenientes de usuários Ubuntu por ser uma distribuição popular.

Como resetar/restaurar o GNOME/MATE/Unity no Ubuntu, Fedora, Debian, Arch Linux, Manjaro, openSUSE para os padrões de fábrica!

Vale lembrar que o comando abaixo, não ajusta nenhuma configuração na raiz do sistema, então se você removeu, alterou arquivos do sistema base, ele não vai recuperar, para isso você teria que usar um outro tutorial que seria o como resetar ou restaurar o seu Ubuntu para as configurações de fábrica.

Se o que você quer é:

  • Redefinir/restuarar/resetar a área de trabalho Ubuntu Unity para as configurações padrões
  • Redefinir/restuarar/resetar a área de trabalho GNOME para as configurações padrões
  • Redefinir/restuarar/resetar a área de trabalho MATE para as configurações padrões
Então, esse tutorial é para você!
Então, abra o terminal e execute o comando abaixo:
dconf reset -f /

 

O que esse comando faz no Unity, GNOME ou no MATE?

A execução deste comando irá redefinir os aplicativos fixados no Unity launcher ou Ubuntu Dock, applets, indicadores de painel, resolução do monitor, atalhos personalizados do teclado, fontes, tema de ícones, posicionamento do botão da janela e toda e qualquer personalização, lembre-se que ele apenas reverter as personalizações, ele não desinstala aplicativos.

Este comando também irá redefinir qualquer aplicativo que use dconf para armazenar suas configurações. Isso inclui aplicativos de desktop principais como Rhythmbox, Evince, Shotwell e Nautilus. Este último ponto é importante ter em mente, pois este comando pode redefinir as configurações da biblioteca, excluir contas, desativar plugins e você terá re-autenticar todos os serviços que você cadastrou em qualquer gerenciador de contas on-line.

Ele não irá redefinir outros aplicativos como por exemplo, Thunderbird, Google Chrome, Clementine e outros aplicativos populares, como também não afetam as configurações de baixo nível como drivers, versões do kernel, grub, e nem redefinirão outros ambientes de desktop como o KDE.

Pronto, agora você já sabe como resetar/restaurar o GNOME/MATE/Unity no Ubuntu, Fedora, Debian, Arch Linux, Manjaro, openSUSE!

Via OMGUbuntu
Comentários
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE