Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Distribuições Minimalista – Distros Leves, Livres, Linux!

Distros tão leves que não ultrapassam 1GB!!

Mais afinal o que é Distro Linux “Minimalista”?

Distro Minimalista para quem é novo no universo Open Source pode parecer algo voltado para artes. Porém, não é! Não se preocupe, também não é algo de outro mundo. Distribuições Minimalistas, são distros que são feitas com o kernel Unix otimizado (o sistema todo pra ser mais preciso). Elas têm pacotes leves (uma suíte de escritório leve como o Calligra, um navegador leve como o Midori). Além de ser bem resumida (algumas delas não disponibilizarão alguns desses pacotes. No entanto, é muito fácil encontrar na internet seus repositórios). Porém, umas das preocupações de quem está utilizando o linux pela primeira vez ou pela milionésima quarta vez, será sempre a mesma:

  • Tamanho da distro;
  • Desempenho;
  • Segurança;
  • Estabilidade;
  • Armazenamento;
  • Gui ou Cli.

Porém, as distribuições minimalistas, normalmente não são utilizadas em qualquer propósito. Por serem muito resumidas, elas têm um foco de usabilidade em PC’s antigos ou com baixa configuração ou ainda no modo Live (USB). Citaremos 5 Distribuições Minimalistas mais comuns ao uso (e as mais conhecidas até o momento):

  • Slax Linux (210 MB)

minimalista
Figura 1 – Slax com apenas 218 MB em sua ISO.

Baseada na Distribuição Slackware, Slax é moderno, portátil,  pequeno e rápido Sistema Operacional Linux com uma abordagem modular e um design apropriado. Apesar de pequeno, Slax oferece uma gama de softwares pré-instalados, para uso diário. Trás consigo uma interface agradável, leve e bem organizada (o que ajuda bastante quem está iniciando no universo linux), além de ferramentas de recuperação úteis tanto para iniciantes quanto para SysAdmin.

Configurações Necessárias para utilizar o Slax:
minimalista
Figura 2 – Requisitos básicos para rodar Slax.

Para você baixar essa Distro acesse o botão abaixo.

SLAX LINUX

  • Slacko Puppy Linux (234 MB)

Figura 3 – Slacko Puppy Linux com apenas 234 MB

Slacko Puppy ou simplesmente Puppy como é mais conhecido, é outra Distro baseada em Slackware. Para a recuperação de um computador antigo, aqueles da época do lançamento do ‘Windows 95‘, aquela configuração que não suporta baixar nem o Internet Explorer, pois é, o Puppy é ideal para eles.

Sua interface é uma mistura de  JWM (Joe’s Windows Manager – Gerenciador de Janelas Joe’s) com Openbox. Sua interface é muito agradável e simples, além de bastante leve. Atualmente ele está na versão 6.3 e possui algumas características:

  • É Compatível com os pacotes Slackware / Salix acessíveis através do Gerenciador de Pacotes (note que os pacotes nativos do Puppy Linux são chamados de PET);
  • Possui novos recursos GUI, como o gerenciador de janelas pTheme e JWM-2.3.2;
  • Pode usar o sistema de arquivos f2fs, bem como fazer o download / instalar complementos de software sfs (comprimidos);
  • Inclui suporte para muitas placas gráficas e conexões com fio / sem fio.

Para Baixar essa Distro acessa o botão abaixo.

PUPPY LINUX

  • Bodhi Linux (720 MB)

Figura 4 – Bodhi Linux com apenas 720 MB

Talvez seja a maior Distro “Minimalista” citada até agora. Porém, não é pra menos, Bodhi Linux é baseada na ultima versão do Ubuntu LTS com Moksha Desktop (Fork do Enlightenment 17), com isso apesar de ser construída no modo “minimalista” ainda sim traz toda a estrutura “inflada” do Ubuntu. Com uma comunidade crescente, o Bodhi, traz uma interface simples, agradável e estilosa. Tem o próprio AppCenter (um gerenciador de pacotes similar ao que o Ubuntu tem). Dá até para entender que o download não é pequeno, porém, ele é bem menor do que qualquer distro popular da atualidade que vem pronta; como por exemplo: Arch Linux, Gentoo, Ubuntu Mininal, Debian Net Install.

Para Baixar o Bodhi Linux, clique abaixo.

Bodhi Linux

  • SliTaz GNU/Linux (35 MB)

Figura 5 – SliTza com apenas 35 MB

Parece loucura! Mas realmente são apenas 35 MB! E o sistema é de longe um dos mais interessantes de se utilizar. Ele tem uma interface um pouco obscura (ponto negativo), porém, tem uma comunidade ativa e presente.

É uma Distro rápido, estável e fácil de usar, como o próprio site descreve. Ele funciona completamente carregado pela memória RAM e inicia a partir de mídias removíveis (CD-ROM, Pen Drive, SD Card) uma vez que ele distribuído na forma de LiveCD. O Sistema Live fornece uma distribuição gráfica completamente funcional e permite a você manter seus dados e configurações pessoais em mídias graváveis. O sistema pode ser expandido com o gerenciador de pacotes Tazpkg e atualizações de segurança são fornecidas para as versões Stable (estável) e Cooking (testes).

Para Baixar essa Distro, clique abaixo.

SliTaz Linux

  • Tiny Core Linux (16 MB)

Figura 6 – Tiny Core com apenas 16 MB.

Parece Absurdo! A primeira vez que busquei essa Distro achei que fosse brincadeira de uns amigos da comunidade Open Source. No entanto, a Tiny Core Linux, de fato é a menor Distro minimalista.

Ela é uma fork (Bifurcação) do o Damn Small Linux ou DSL (como é erroneamente conhecido), o DSL é uma distro minimal pequena, então o Tiny Core, foi ainda mais reduzido. Nisso podemos ver o quanto o Linux pode ser flexível.

Para Baixar essa Distro acesse o link abaixo.

Tiny Core Linux

Abro uma ressalva para o supracitado:

  • Damn Small Linux (50 MB)

 

Figura 7 – Damn Small Linux ou simplesmente DSL

O DSL é uma distro baseada em Debian e possui baixíssimo requisitos para rodar, necessita apenas de 16 MB de RAM, para rodar um ambiente i368. Essa versão pode ser instalada num Pen Drive ou em um CD e só ocupará 64 MB, uma vez que essa distro também é liberada via Live CD.

Essas são as Distribuições Minimalistas do Linux. Se você conhece outra comenta ai nos comentários, que pode!!

Comentários
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE