Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Artigo

30/03/2020 às 13:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Leonardo Santana

3 ferramentas de código aberto para manter um orçamento

3 ferramentas de código aberto para manter um orçamento

À luz da mudança dos tempos econômicos em muitos países do mundo no momento, você pode querer renovar ou melhorar sua situação financeira e sua compreensão dela. O problema é que muitos aplicativos populares de finanças pessoais são proprietários. Assim, conheça 3 ferramentas de código aberto para manter um orçamento.

3 ferramentas de código aberto para manter um orçamento

LibreOffice Calc

Você pode usar o LibreOffice Calc para iniciar o orçamento. Se você já usou planilhas proprietárias como o Google Sheets ou o Microsoft Excel, o modelo do LibreOffice Calc será muito familiar. Neste tutorial sobre orçamento (em inglês), a autora Jess Weichler fez um modelo prático e disponível para download. Por exemplo, o modelo já possui categorias de despesas, como contas de serviços públicos, compras, refeições fora e muito mais, mas você tem a liberdade de personalizá-lo para seu estilo de vida.

3 ferramentas de código aberto para manter um orçamento

Se você já usou planilhas proprietárias como o Google Sheets ou o Microsoft Excel, o modelo do LibreOffice Calc será muito familiar.

HomeBank

O HomeBank é outra ótima opção para usuários de código aberto de todos os níveis. O HomeBank é gratuito, mas possui muitos recursos de análise e transação, como suas contrapartes proprietárias. De fato, você pode exportar e importar arquivos do Quicken para o HomeBank, o que facilita a transição para este programa de código aberto. Por fim, você pode usar esta ferramenta para ajudá-lo a tomar decisões sábias sobre seu dinheiro sem gastar mais para isso.

GnuCash

Como as outras ferramentas de orçamento mencionadas neste artigo, o GnuCash pode ser usado no Windows, macOS e Linux. Existe uma grande quantidade de documentação disponível, mas você pode seguir as etapas de configuração do GnuCash no Linux neste tutorial (em inglês). O GnuCash não é apenas uma ótima opção para controlar suas finanças pessoais, mas também possui recursos como faturamento para ajudá-lo a gerenciar sua pequena empresa.

Fonte: opensource.com

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Os comentários estão desativados.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.