in

3 maneiras de usar seu computador antigo com Linux

Talvez seja um antigo desktop, um laptop ou algo que você apenas esqueceu que tinha.

Kernel Linux 5.9 RC 6 lançado

Você tem um computador antigo em casa? Talvez seja um antigo desktop, um laptop ou algo que você apenas esqueceu que tinha. Antes de jogá-lo fora, verifique as seguintes maneiras de usar seu computador antigo com Linux.

Lembre-se: Não há dúvida de que há outras coisas que podem ser feitas no Linux que simplesmente não estão na lista.

Maneiras de usar seu computador antigo com Linux

Um servidor

Dado que o Linux é tão popular nos servidores, faz sentido pegar seu computador antigo e transformá-lo em um servidor doméstico. O processo de transformar seu antigo computador em um servidor Linux para sua casa pode parecer assustador, mas você ficaria surpreso com o quanto você pode fazer com um computador antigo como um servidor.

Existem vários usos para um servidor doméstico. Por exemplo, você pode usá-lo como um servidor de arquivos, servidor de mídia ou apenas como um servidor web pessoal.

3 maneiras de usar seu computador antigo com Linux
Dado que o Linux é tão popular nos servidores, faz sentido pegar seu computador antigo e transformá-lo em um servidor doméstico.

Em termos de atualizações de hardware, você provavelmente só precisa adicionar um pouco de RAM ao sistema e está tudo pronto para prosseguir.

Por fim, um dos tipos de servidores mais fáceis de configurar em casa é o Pi Hole. Ele foi projetado para um Raspberry Pi, mas você pode instalá-lo em praticamente qualquer peça de hardware.

Uma estação de trabalho Linux

Se você deseja pegar um hardware moderadamente antigo que não executa o Windows 10 bem e revigorá-lo para o uso diário, o Linux é a sua ferramenta. Com algumas atualizações de hardware, você pode pegar aquele computador de 10 anos e fazê-lo parecer novo.

A primeira atualização recomendada é um SSD. Adquirir um SSD de qualidade proporcionará a você uma experiência muito melhor. A próxima atualização recomendada é a RAM. Você vai querer atualizar para pelo menos 8 GB. Isso lhe dará bastante espaço para executar um navegador e alguns outros aplicativos.

Enfim, você vai querer escolher um ambiente de desktop particularmente leve para lhe dar o maior espaço possível.

Uma máquina de teste

Por fim, a maneira mais fácil de usar seu computador antigo é apenas instalar o Linux nele e usá-lo para aprender. Você não precisa de um desempenho louco para aprender como interagir com o Linux.

Por exemplo: trabalhe com arquivos, configure serviços básicos de rede e aprenda os detalhes básicos do Linux sem se preocupar em gastar muito dinheiro.

Fonte: Make Tech Easier

Distribuições Minimalistas – Distros Leves, Livres, Linux!

Conheça 4 distribuições Linux leves que ainda suportam 32 bits

Linux: melhores distribuições Linux para computadores antigos! PCs ou notebooks!