in

3 programas para o Windows que você pode usar online no Linux

Neste post veja 3 programas que podem ser usados a partir do navegador.

3 programas para o Windows que você pode usar online no Linux

Apesar de todos os avanços no Linux, alguns programas ainda continuam inacessíveis para usuários deste sistema operacional. A falta de compatibilidade entre programas e jogos do Windows é driblada com o Wine.  Porém, também há programas do Windows que podem ser usados on-line no Linux .

A verdade é que existem programas que não têm alternativa de código aberto e que nem podem ser usados se voltando para o Wine. Porém, graças à nuvem, podemos usá-los sem ter que alterar o sistema operacional.

No entanto, vamos deixar claro. Nenhum desses programas é de software livre e, em muitos casos, para usá-los, você deve pagar uma licença.

Microsoft Office

Quem utilizava o OpenOffice no início da década sabe dos transtornos de configurar corretamente os trabalhos universitários nesta plataforma. Coisas simples como tabelas, listas ou macros nunca funcionaram corretamente.

Algumas distribuições como o Ubuntu incluíram em seus repositórios visualizadores de documentos do Word ou Excel que funcionavam com o Wine. Mas isso não ajudou quando se tratava de editá-las.

Graças ao The Document Foundation e ao LibreOffice, a questão da compatibilidade melhorou enormemente. E se o LibreOffice não funcionar, podemos usar o WPS Office, o Softmaker Office ou a primeira das alternativas online, os Documentos do Google.

Mas também podemos usar a versão online do Microsoft Office, o pacote de escritório mais conhecido e mais popular. Ao contrário da versão para desktop, não inclui um gerenciador de banco de dados.

Lista de serviços incluídos:

  • Word: Processador de Texto.
  • Excel: planilhas de cálculo.
  • Powerpoint: programa de apresentação.
  • OneNote: bloco de notas inteligentes.
  • Formulário: criador de formulários on-line
  • Calendário: gerenciador de calendário.
  • Contatos: Contact Manager
  • Sway: Criador de conteúdo interativo
  • OneDrive: armazenamento de arquivos.
  • Outlook: cliente de email e gerenciador de tarefas.

Algumas coisas para levar em consideração.

Primeiramente, haverá diferenças entre usar a versão desktop e a versão online. Além disso, todos esses aplicativos on-line podem interagir e sincronizar com as versões de área de trabalho correspondentes para Windows e Mac.

Por exemplo, na interface do usuário do Word, o formato da página, as margens ou as quebras de página, as capas ou os cabeçalhos e rodapés não são exibidos. Além disso, muitos tipos de objetos são exibidos como espaços reservados. O fundo da página também não pode ser modificado.

Com relação aos arquivos, aqueles protegidos por senha não podem ser abertos ou modificados. O destino dos links também não pode ser alterado.

No caso do Excel, arquivos que requerem o uso do Active X, controles de formulário, assinaturas digitais ou, em alguns casos, conexões de dados não serão exibidas.

Algumas funções podem se comportar de maneira diferente na versão on-line e na versão para desktop.

Adobe Photoshop Lightroom CC

3 programas para o Windows que você pode usar online no Linux

O Adobe Photoshop Lightroom é uma ferramenta on-line para armazenar, organizar e editar coleções de fotos.

A empresa planeja abandonar os aplicativos clássicos de desktop para serviços baseados em nuvem. Um dos primeiros passos é o aplicativo para edição, organização, armazenamento e compartilhamento de fotos do Adobe Photoshop Lightroom.

O programa permite que você armazene fotos em álbuns, compartilhe-as no Twitter, Facebook e via web e marque-as .

Alguns dos efeitos disponíveis nos permitem alterar o tamanho da foto, modificar o perfil de cor, alterar o contraste, modificar o foco e ajustar a iluminação, a saturação ou a intensidade.

Abby Finereader

Captura de tela do site Abby Finereader.

O Abby Finereader é considerado o melhor programa de reconhecimento óptico de caracteres para Windows, e no Linux não havia alternativa válida.

Os programas de reconhecimento óptico de caracteres identificam automaticamente a partir de uma imagem, símbolos ou caracteres que pertencem a um determinado alfabeto, e depois os armazenam na forma de dados. Podemos usar o resultado com um programa de edição de texto.

Na verdade, os próprios desenvolvedores da Abby tinham portado sua tecnologia para o Linux, mas ninguém mostrou interesse em adicionar uma interface gráfica.

3 programas para o Windows que você pode usar online no Linux

Com a versão gratuita, você pode reconhecer até 10 páginas por mêsO resultado pode ser exportado para os formatos do Microsoft Office, para pdf, para epub e fbr. O armazenamento pode ser feito no computador ou em um serviço de armazenamento em nuvem.

O grande problema com o Abby Finereader Online é que ele não possui um produto intermediário. Vai da versão gratuita com 5 ou 10 páginas por mês até a assinatura corporativa que permite 5000 páginas por ano com um pagamento anual de 149 dólares.

O Microsoft Office 365 e o Adobe Lightroom CC estão disponíveis sob licenças de pagamento mensais, a preços acessíveis e sem restrições de uso.

Fonte

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Conheça o Maru OS, ambiente operacional Linux para Android

Conheça o Maru OS, ambiente operacional Linux para Android

Red Hat entra para a lista das 100 melhores empresas para se trabalhar da Fortune

Red Hat entra para a lista das 100 melhores empresas para se trabalhar da Fortune