in

Conheça 4 ferramentas para acessar o sistema de arquivos do Linux pelo Windows

Além disso, entenda a diferença entre os sistemas de arquivos.

Conheça 4 ferramentas para acessar o sistema de arquivos do Linux pelo Windows
Imagem: Reprodução | FOSSMINT.

Como um usuário de Linux e Windows em dualboot, você consegue acessar arquivos do Windows pelo Linux. Por outro lado, tentar acessar arquivos do Linux pelo Windows não é tão fácil. Isso acontece porque os sistemas de arquivos do Linux e do Windows são configurados de maneira diferente. Assim, o objetivo deste artigo é recomendar 4 ferramentas para você acessar o sistema de arquivos do Linux pelo Windows. Mas primeiro, você deve entender a diferença entre os sistemas de arquivos.

Diferenças entre os sistemas de arquivos do Windows e do Linux

  • O sistema de arquivos do Linux faz distinção entre maiúsculas e minúsculas. Portanto, você pode ter nomes de arquivos como documento.pdf e Documento.pdf no mesmo diretório. Isso não pode acontecer no Windows porque o sistema de arquivos dele não diferencia maiúsculas de minúsculas.
  • Os sistemas de arquivos do Windows estão nos formatos FAT (FAT12, FAT16 e FAT32) e NTFS, enquanto os sistemas de arquivos do Linux estão nos formatos Ext2, Ext3, Ext4, JFS, XFS etc.
  • Os discos do Windows são particionados e recebem letras como, por exemplo, C: para disco local e E: para um disco removível. No Linux, tudo está no diretório raiz indicado por / e todos os dispositivos são tratados como arquivos. Por exemplo: /dev/cdrom para mídia removível.
  • O Linux não bloqueia o acesso aos arquivos com a mesma frequência do Windows. Portanto, ele permite que os arquivos sejam excluídos em situações em que não seriam se o usuário estivesse no Windows. Por exemplo, no Windows, você não consegue excluir um arquivo de vídeo que está executando no VLC sem antes sair do programa. No Linux, você pode até excluir o arquivo enquanto ele ainda está em execução no VLC.

Portanto, o ponto principal mais importante é que, embora o Linux tenha suporte nativo para sistemas de arquivos Windows, como NTFS e FAT, precisamos de um programa de terceiros para acessar arquivos Linux a partir do Windows.

Abaixo estão as melhores ferramentas disponíveis gratuitamente.

Como acessar o sistema de arquivos do Linux pelo Windows

Somente leitura de arquivos

O DiskInternals Linux Reader permite aos usuários acesso rápido e seguro somente com a possibilidade de leitura aos arquivos Ext2, Ext3 e Ext4 do Linux usando uma interface semelhante à do Windows Explorer padrão para exibir e extrair arquivos. Este é um software gratuito, mas oferece uma versão profissional com recursos extras.

Conheça 4 ferramentas para acessar o sistema de arquivos do Linux pelo Windows
DiskInternals Linux Reader. Imagem: Reprodução | FOSSMINT.

O Explore2fs é um gerenciador de arquivos com as funções de arrastar e soltar com interface gráfica para sistemas de arquivos Ext2 e Ext3. Ele é executado em todas as versões do Windows para permitir que os usuários leiam arquivos, mas sem a capacidade de fazer alterações.

Conheça 4 ferramentas para acessar o sistema de arquivos do Linux pelo Windows
Explore2fs. Imagem: Reprodução | FOSSMINT.

Leitura e gravação habilitados

O EX2 Installable File System for Windows é um programa que fornece aos usuários do Windows acesso total de leitura e gravação aos volumes Ext2 instalando um driver de sistema de arquivos puro no modo kernel que estende o sistema de arquivos Windows para incluir o sistema de arquivos Ext2.

Com o EX2, é possível visualizar partições Linux no aplicativo de gerenciamento de disco e atribuir letras de unidade a elas. Lembre-se: o EX2 precisa ser executado com o Modo Compatibilidade ativado no Windows 8 e posterior.

Conheça 4 ferramentas para acessar o sistema de arquivos do Linux pelo Windows
EX2 Installable File System for Windows. Imagem: Reprodução | FOSSMINT.

O Ext2Fsd é um driver Linux para sistemas de arquivos Ext2 e Ext3 de código aberto para todas as versões do Windows com a opção de acessar arquivos nos modos somente leitura ou leitura e gravação. No entanto, os sistemas de arquivos Ext4 são carregados no modo somente leitura, por padrão, devido ao suporte limitado do Ext2Fsd.

Conheça 4 ferramentas para acessar o sistema de arquivos do Linux pelo Windows
Ext2Fsd. Imagem: Reprodução | FOSSMINT.

Por fim, especialistas recomendam que o acesso a arquivos de outros sistemas operacionais seja realizado no modo que envolva somente a leitura, para evitar erros não corrigíveis ou corrupção de dados. Embora as chances disso acontecer sejam pequenas, sempre tenha cuidado ao trabalhar com arquivos!

Fonte: FOSSMINT

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Navegador Epiphany estreia visualização em PDF e o tema escuro

Navegador Epiphany estreia visualização em PDF e o tema escuro

KDE inicia planejamento de trabalhos para o Plasma 6.0

KDE tem melhorias no System Tray