Conheça 4 ferramentas para acessar o sistema de arquivos do Linux pelo Windows

Conheça 4 ferramentas para acessar o sistema de arquivos do Linux pelo Windows

Imagem: Reprodução | FOSSMINT.

Como um usuário de Linux e Windows em dualboot, você consegue acessar arquivos do Windows pelo Linux. Por outro lado, tentar acessar arquivos do Linux pelo Windows não é tão fácil. Isso acontece porque os sistemas de arquivos do Linux e do Windows são configurados de maneira diferente. Assim, o objetivo deste artigo é recomendar 4 ferramentas para você acessar o sistema de arquivos do Linux pelo Windows. Mas primeiro, você deve entender a diferença entre os sistemas de arquivos.

Diferenças entre os sistemas de arquivos do Windows e do Linux

Portanto, o ponto principal mais importante é que, embora o Linux tenha suporte nativo para sistemas de arquivos Windows, como NTFS e FAT, precisamos de um programa de terceiros para acessar arquivos Linux a partir do Windows.

Abaixo estão as melhores ferramentas disponíveis gratuitamente.

Como acessar o sistema de arquivos do Linux pelo Windows

Somente leitura de arquivos

O DiskInternals Linux Reader permite aos usuários acesso rápido e seguro somente com a possibilidade de leitura aos arquivos Ext2, Ext3 e Ext4 do Linux usando uma interface semelhante à do Windows Explorer padrão para exibir e extrair arquivos. Este é um software gratuito, mas oferece uma versão profissional com recursos extras.

DiskInternals Linux Reader. Imagem: Reprodução | FOSSMINT.

O Explore2fs é um gerenciador de arquivos com as funções de arrastar e soltar com interface gráfica para sistemas de arquivos Ext2 e Ext3. Ele é executado em todas as versões do Windows para permitir que os usuários leiam arquivos, mas sem a capacidade de fazer alterações.

Explore2fs. Imagem: Reprodução | FOSSMINT.

Leitura e gravação habilitados

O EX2 Installable File System for Windows é um programa que fornece aos usuários do Windows acesso total de leitura e gravação aos volumes Ext2 instalando um driver de sistema de arquivos puro no modo kernel que estende o sistema de arquivos Windows para incluir o sistema de arquivos Ext2.

Com o EX2, é possível visualizar partições Linux no aplicativo de gerenciamento de disco e atribuir letras de unidade a elas. Lembre-se: o EX2 precisa ser executado com o Modo Compatibilidade ativado no Windows 8 e posterior.

EX2 Installable File System for Windows. Imagem: Reprodução | FOSSMINT.

O Ext2Fsd é um driver Linux para sistemas de arquivos Ext2 e Ext3 de código aberto para todas as versões do Windows com a opção de acessar arquivos nos modos somente leitura ou leitura e gravação. No entanto, os sistemas de arquivos Ext4 são carregados no modo somente leitura, por padrão, devido ao suporte limitado do Ext2Fsd.

Ext2Fsd. Imagem: Reprodução | FOSSMINT.

Por fim, especialistas recomendam que o acesso a arquivos de outros sistemas operacionais seja realizado no modo que envolva somente a leitura, para evitar erros não corrigíveis ou corrupção de dados. Embora as chances disso acontecer sejam pequenas, sempre tenha cuidado ao trabalhar com arquivos!

Fonte: FOSSMINT

Sair da versão mobile