SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

#5 – Administração de Sistemas Linux – Comandos úteis – Parte 1

Agora chegamos a melhor parte, conheça os comandos úteis

Quando falamos em Administração de Sistemas Linux, logo lembramos dos comandos. Nesta parte você vai conhecer todos os comandos mais usados. Para isso, fizemos uma breve pesquisa com alguns administradores e o resultado foi uma vasta lista de comandos. Você pode testar em sua distribuição GNU/Linux, seja ela qual for e assim, aprender um pouco mais.

Se você caiu neste post de paraquedas, recomendamos que você volte ao começo do curso, é essencial esse retorno para que você compreenda alguns termos e só assim prosseguir. Para isso, clique no botão abaixo:

Curso Administração de Sistemas Linux

Comandos úteis para você administrar o Linux

Primeiro, é importante dizer que a lista é imensa e vamos dividi-la em partes para que não fique tudo muito cansativo e extenso. Vamos explicar para que serve, falar um pouco sobre a nomenclatura e também dar um exemplo.

Comando pwd?

Quantas vezes entramos e saímos de diretórios, ou estamos com vários terminais com comandos específicos e acabamos nos perdendo entre saídas e entradas de pastas? O comando pwd serve para exibir o diretórios atual, o diretório que aquele terminal está no momento. Ele é bem simples e não precisa de argumentos.

Veja um exemplo de uso do comando pwd:

Veja um exemplo de uso do comando pwd:

Nota: Observe que após a digitação do comando pwd, a saída do terminal é exatamente o diretório que estamos, o /home. Como já vimos anteriormente, é o diretório onde ficam armazenados os dados do usuário, como Documentos, Downloads, Imagens e até as personalizações como temas e ajustes de configurações.

Comandos LS

O comando ls é com toda certeza um outro comando muito usado por administradores Linux. Ele lista o que há dentro dos diretórios e mostra o conteúdo. Mas não ache que você vai ver o conteúdo como imagens, ou que ao executar este comando ele vai reproduzir músicas. Você não vai ver miniaturas ou a prévia, apenas saberá o nome e o tipo do arquivo.

Mas não é só isso, o ls também tem alguns parâmetros extras que adicionam funcionalidades. Confira o quadro abaixo com as possibilidades de sintaxe.

SINTAXE: ls {Parâmetro} {Diretório}

Parâmetro -a: Exibe todos os arquivos do diretório, incluindo arquivos ocultos.

Administração de Sistemas Linux – Comandos úteis

 

Parâmetro –color: Exibe os arquivos e o melhor, ele exibe os arquivos com extensões conhecidas com cores diferentes.

Administração de Sistemas Linux – Comandos úteis

Parâmetro -d: Exibe somente o nome do diretório, não mostrando seu conteúdo.

Administração de Sistemas Linux – Comandos úteis

Parâmetro -h: Se usado junto com o parâmetro -l mostra o tamanho dos arquivos em bytes.

Administração de Sistemas Linux – Comandos úteis

Parâmetro -l: Mostra a listagem de formar detalhada

Administração de Sistemas Linux – Comandos úteis

Parâmetro -r: Mostra os arquivos, mas em ordem reversa

Administração de Sistemas Linux – Comandos úteis

Parâmetro -1: Lista os arquivos por nome, só que um por linha

Administração de Sistemas Linux – Comandos úteis

Cores que aparecem no LS

  • Branco – Esta cor é usada quando for exibido um arquivo de texto ou binário.
  • Azul Claro – Usada para exibir link.
  • Azul Escuro – Usada para exibir um diretório.
  • Verde – Executável.
  • Vermelho –  Compactado.
  • Amarelo – Exibe dispositivos de bloco como HD ou dispositivos de caracteres como portal serial.

Comando CD

O comando CD, cuja nomenclatura quer dizer Change Directory, é usado para acessar qualquer diretório. No entanto, não é só o comando puro que deve ser usado, é necessário uma sintaxe para que ele funcione de forma adequada.

SINTAXE: cd {diretório} ou cd {parâmetro}

Os diretórios são justamente todos aqueles citados na estrutura que anteriormente vimos, então, você pode acessar qualquer diretório usando o CD, desde que saiba o caminho correto, confira abaixo alguns exemplos de uso.

Exemplos de uso e também alguns parâmetros:

cd .. Usando o .. (dois pontos) o comando vai subir um nível acima, o que podemos chamar de hierarquia. Ao usar este comando, você vai subir sempre um nível acima. Não ache que você vai direto para o diretório raiz, na verdade ele vai para um diretório acima e se for executando ele sempre, vai subindo aos poucos.

Administração de Sistemas Linux – Comandos úteis

Dica: Observe que usei alguns comandos antes para navegar entre diretórios, sempre é preciso ter uma boa interpretação do que quer fazer, usar alguns comandos, afinal de contas, nem sempre vamos lembrar do caminho deste ou daquele diretório.

cd – Com este parâmetro – (hífen) vai fazer com que você retorne ao diretório anterior. No nosso caso eu estava no boot e anteriormente executei um comando que me fez subir de diretório, mas precisei retornar ao que estava, então executei o comando com o hífen.

Administração de Sistemas Linux – Comandos úteis

cd ~ Com este parâmetro ~ (til) você vai acessar imediatamente o diretório pessoal do usuário logado, ou seja, vai levar o usuário para o diretório /home, que como sabemos é aonde ficam armazenados os arquivos pessoais como documentos e também personalizações ou configurações pessoais.

Administração de Sistemas Linux – Comandos úteis

Observação: O item de comandos úteis será dividido em partes, aguarde as próximas liberações. Observe que sempre é bom lembrar dos comandos essenciais e também saber em quais momentos usar. Um comando só não faz verão e você precisa ao menos lembrar do básico para administrar bem qualquer sistema Linux.
Comentários