in

5 dicas fáceis para aumentar o sinal WiFi

Confira algumas etapas para otimização da sua conexão sem fio.

5 dicas fáceis para aumentar o sinal WiFi

À medida que nossas vidas se tornam mais profundamente entrelaçadas com o mundo digital, também aumenta a demanda por melhores serviços WiFi. Mas nem mesmo o serviço WiFi mais caro pode garantir uma conexão à Internet rápida e suave, se você não otimizar o uso do recurso. Aqui estão algumas dicas para aumentar o sinal WiFi, que provavelmente ajude na otimização.

Antes de começar: identifique os pontos fracos em sua casa

Seu roteador WiFi cria uma grade de ondas de rádio eletromagnéticas invisíveis a olho nu em sua casa.

Essas ondas são responsáveis pela facilitação do sinal WiFi para seus dispositivos.

Utilize um aplicativo de digitalização WiFi para identificar as partes da casa em que a densidade das ondas de sinal WiFi é mais baixa.

5 dicas fáceis para aumentar o sinal WiFi

Essas são as áreas em que você precisa evitar o uso do WiFi. Em vez disso, tente usar o WiFi nos pontos com a maior força de sinal.

O aplicativo WiFi Analyzer é uma ferramenta útil para criar um mapa da intensidade do sinal de uma área.

1. Remova os bloqueios

Às vezes, outros dispositivos eletrônicos em sua casa podem ser responsáveis por bloquear as ondas eletromagnéticas vindas do seu roteador, levando a uma força de sinal fraca.

Por exemplo, um ar condicionado operando diretamente ao lado de um roteador pode às vezes interferir no WiFi.

Para determinar se um dispositivo em particular está causando problemas, desligue-o e verifique se isso afeta a intensidade do sinal WiFi.

Se você encontrar alguma interferência, mova a máquina se não puder desligá-la permanentemente ou mova o próprio roteador para uma posição diferente.

2. Use uma antena externa

Lembre-se dos aparelhos de rádio antigos que costumavam ter antenas extensíveis nas costas, que você puxava e se movia para captar um sinal melhor?

Da mesma forma, você pode comprar uma antena externa para o seu roteador transmitir sinais WiFi igualmente em todas as direções em distâncias maiores.

Se você já possui uma antena externa, mova-a manualmente e anote qual posição permite capturar o sinal WiFi mais forte em seu dispositivo eletrônico.

Você também pode mover o roteador para um local onde ele emita o sinal mais forte.

3. Use um extensor ou rede de malha

Enquanto a antena capta os sinais WiFi existentes, um extensor é usado para aumentar o alcance do seu sinal WiFi.

Isso é particularmente útil em residências ou escritórios maiores, onde várias pessoas em áreas separadas usam a mesma rede digital.

Usar um extensor é a escolha mais cara, mas é mais conveniente do que usar um cabo Ethernet.

Se mais pessoas estiverem usando o WiFi, você pode solicitar que comprem o extensor.

Um repetidor é um dispositivo que também é usado para a mesma função que um extensor.

Para quem não conhece a tecnologia, um extensor pode ser um dispositivo difícil de configurar.

Nesses casos, você pode usar um sistema de malha WiFi, que pode ser conectado e controlado por meio de um aplicativo para fornecer efetivamente o WiFi a todos os cantos da sua localização.

Embora um extensor aumente sua rede WiFi atual, uma rede de malha cria uma rede totalmente nova para seu uso.

Em suma, uma rede de malha é mais fácil de configurar e controlar, mas também é a opção mais cara em comparação com um extensor.

4. Alterne para um canal WiFi diferente

O WiFi é fornecido por canais separados, como canais de TV e, assim como na TV, você pode alterar o canal WiFi se o atual não estiver fazendo isso por você.

Se um roteador próximo estiver usando o mesmo canal que você, poderá reduzir a velocidade do seu WiFi.

Novamente, você pode usar um aplicativo como o WiFi Analyzer para verificar quais canais outros roteadores da sua área estão usando.

Acesse a interface online do seu navegador e mude para um canal com a menor quantidade de usuários.

5. Aumente seu sinal de transmissão

Verifique as configurações do roteador em relação à potência de transmissão do sinal. Às vezes, é indicado pelas letras “Tx” ou algo semelhante. Depois de localizar a opção na página da interface online do seu WiFi, em Configurações avançadas, verifique se está 100% e, se não estiver, aumente o máximo para obter melhor intensidade e alcance do sinal.

No entanto, algumas vezes o sinal de transmissão pode ser definido em menos de 100% pelo seu fornecedor de WiFi por razões legais ou relacionadas a hardware. Converse com seu fornecedor antes de alterar a intensidade do sinal de transmissão para garantir que você não esteja prejudicando seu roteador ou fazendo algo ilegal.

Outros fatores a considerar

5 dicas fáceis para aumentar o sinal WiFi

Frequência: a maioria das redes WiFi nos EUA usa a frequência de 2,4 GHz para propagar sinais WiFi.

Mas você também pode optar por mudar para o espectro de 5 GHz. Como essa frequência geralmente é usada menos, você obtém uma conexão de rede menos congestionada, com maior estabilidade e menos interrupções nos roteadores vizinhos.

Para mudar para 5 GHz, você precisará acessar a página de acesso à Internet do WiFi como administrador e alterar as configurações do campo de seleção de banda 802.11 de 2,4 a 5GHz.

Atualização do firmware do roteador: O uso do mesmo roteador por vários anos geralmente significa que o firmware do dispositivo está desatualizado, levando a um desempenho ruim e a uma proteção mais fraca contra malware de rede.

Todo fabricante de roteador usa um processo ligeiramente diferente para atualizar o firmware, mas os recursos para isso geralmente estão disponíveis em seu site, juntamente com os arquivos que você precisa baixar para atualizar o firmware do roteador.

Obtendo o mais recente roteador: se o seu roteador estiver muito antigo ou desatualizado para acompanhar as redes WiFi modernas, sua melhor aposta para melhorar o desempenho seria simplesmente comprar um novo com um padrão WiFi melhor.

É melhor gastar dinheiro com um roteador novo e mais eficiente do que continuar usando o antigo, que apresenta um desempenho ruim e deixa sua rede vulnerável a ataques de novas formas de malware.

Conclusão

Uma série de fatores afeta o desempenho do seu WiFi pessoal e muitos desses fatores podem ser controlados por você.

A otimização desses fatores pode ajudá-lo a aumentar seu sinal WiFi e garantir que você receba o melhor serviço WiFi possível, para que você possa jogar os jogos online mais pesados ou baixar vários arquivos ao mesmo tempo sem diminuir a velocidade de todo o seu digital rede.

Fonte: MakeTechEasier

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Fedora 32 deve mudar Firewalld de Iptables para Nftables

Fedora 32 deve mudar Firewalld de Iptables para Nftables

Ubuntu 19.10 Eoan Ermine apresentará novo visual

Ubuntu 19.10 Eoan Ermine apresentará novo visual