5 maneiras de converter arquivos de vídeo no Linux

5 maneiras de converter arquivos de vídeo no Linux

Imagem: geralt | Pixabay.

Precisa converter um arquivo de vídeo no seu computador Linux? Não consegue descobrir qual aplicativo usar para converter o arquivo de vídeo de um formato para outro? Portanto, acompanhe enquanto examinamos 5 maneiras de converter arquivos de vídeo no seu computador Linux. Em caso de dúvidas, entre no grupo do Sempre Update no Telegram.

5 maneiras de converter vídeo no Linux

Ciano

O Ciano é uma excelente ferramenta que os usuários podem usar para converter arquivos de áudio e vídeo. A princípio, instale o programa em seu computador. Comece abrindo uma janela de terminal. Quando a janela do terminal estiver aberta, siga as instruções de instalação descritas abaixo.

No Ubuntu e no Fedora, o Ciano deve ser instalado via Flatpak:

Terminal
flatpak install flathub com.github.robertsanseries.ciano
O Ciano é uma excelente ferramenta que os usuários podem usar para converter arquivos de áudio e vídeo. Imagem: Divulgação.

Inicie o Ciano por meio do menu de aplicativos e observe a barra lateral esquerda do Ciano. Na seção Vídeo, existem vários formatos de arquivo. Selecione o formato para o qual deseja converter seu arquivo de vídeo.

Clique no botão + no canto inferior esquerdo para adicionar o arquivo de vídeo ao programa. Em seguida, clique no botão Iniciar conversão para converter o arquivo.

FFMPeg

A ferramenta de conversão de linha de comando mais poderosa em todo o Linux é o FFMPeg. Com este programa, você pode converter qualquer vídeo com apenas um simples comando. Para iniciar o processo de conversão, abra uma janela de terminal e siga as instruções abaixo para instalá-lo em seu Linux.

No Ubuntu, instale o FFMpeg com o apt:

Terminal
sudo apt install ffmpeg

Os usuários do Fedora podem instalar o programa com o dnf:

Terminal
sudo dnf install ffmpeg

Por fim, depois que o programa estiver instalado, use o seguinte exemplo de linha de comando para converter seu vídeo de um formato para outro:

Terminal
ffmpeg -i /home/leonardo/Downloads/vídeo.formato /home/leonardo/Videos/vídeo.formato

Handbrake

O Handbrake é um programa de conversão altamente avançado para Linux. Ele pode converter tudo. No Ubuntu, instale o Handbrake com o apt:

Terminal
sudo apt install handbrake

No Fedora, instale o Handbrake com o dnf:

Terminal
sudo dnf install handbrake
Imagem: Divulgação.

Transmageddon

O Transmageddon é uma ferramenta simples que pode pegar qualquer arquivo de vídeo e gerá-lo no formato de arquivo que você escolher. Para instalar o Transmageddon em seu Linux, abra uma janela de terminal e siga as instruções abaixo.

No Ubuntu, instale o Transmageddon com o apt:

Terminal
sudo apt install transmageddon

No Fedora, instale o Transmageddon com o dnf:

Terminal
sudo dnf install transmageddon

Localize o menu Escolher arquivo de entrada e selecione Escolher arquivo. Em seguida, navegue até o arquivo que deseja converter. Procure em Codec de áudio e Codec de vídeo e defina-os para o formato para o qual deseja converter.

VLC

Por fim, se você é fã do VLC, ficará interessado em saber que ele pode ser usado para converter arquivos de vídeo. Para saber mais sobre como converter arquivos de vídeo com o VLC.

Fonte: Addictive Tips

Sair da versão mobile