in

6 dicas sobre como diminuir a sobrecarga na internet durante a quarentena

Dicas para enfrentar os problemas de sobrecarga na internet durante a quarentena

Apesar de muitas cidades do país anunciarem a retomada gradual das atividades econômicas, os hábitos de consumo de internet do cidadão mudaram desde que o país entrou em isolamento social. Além dos profissionais que passaram a trabalhar em casa no formato home office, estudantes estão acompanhando videoaulas e aderindo aos serviços de streaming nos momentos de lazer. Esse novo comportamento resultou em um aumento no tráfego de dados e, consequentemente, na demanda pelos serviços de internet. Assim, o artigo de hoje é justamente para ajudar você com 6 dicas sobre como diminuir a sobrecarga na internet, especialmente na sua casa com tudo mundo conectado.

Segundo a Anatel, no mês de março, quando iniciou o período da quarentena houve um aumento entre 40% e 50% na demanda de tráfego de dados em todo o país e, muitos consumidores notaram uma oscilação na velocidade de conexão com a internet. “Naturalmente, as redes ficaram sobrecarregadas por conta da quantidade de pessoas em casa consumindo banda simultaneamente. À medida que a demanda sobe, a tendência é que a velocidade da conexão caia e o atraso na transmissão de dados aumente”, esclarece Eduardo Vale, CTO da Americanet, uma das principais operadoras de telecomunicações e conectividade do país.

Confira algumas dicas sobre como diminuir a sobrecarga na internet durante a quarentena

De acordo com o executivo, apesar do aumento de tráfego de dados, existem outros fatores dentro do ambiente doméstico que podem interferir na qualidade da internet. “Não podemos esquecer que houve uma troca do uso de uma rede corporativa por uma rede residencial, onde agora temos que nos preocupar com detalhes que antes não eram necessários. Cuidados como localização do modem, fiação antiga, e até problemas com o próprio computador, que podem reduzir o desempenho do serviço contratado”, observa Vale.

Para evitar esses transtornos relacionados à estabilidade da rede, o especialista da Americanet separou seis medidas simples, mas eficazes, que podem ajudar os usuários a melhorar a conexão com a internet.

1 – Encontre a melhor posição para o seu roteador

A posição do roteador em um lugar estratégico também é um fator importante a ser considerado. Isso porque ele precisa estar centralizado em relação aos cômodos do ambiente nos quais a internet será utilizada, para evitar que o sinal de rede encontre obstáculos como paredes e portas. Lembre-se que quanto mais longe o roteador estiver, menor será a intensidade do sinal, até o ponto em que fatalmente ele se torne ausente.

2 – Organize o ambiente para ter menos interferência

Aparelhos como micro-ondas, telefones sem fio, rádios ou qualquer outro dispositivo eletrônico que emita algum tipo de onda geralmente interfere na qualidade do sinal distribuído pelo seu roteador. Por isso, a internet estável depende, também, da forma como você organiza o espaço no qual a internet é utilizada.

3 – Mantenha sua rede em segurança

Aproveite a quarentena para trocar a senha do seu Wi-Fi, para não apenas desconectar todas as pessoas que já usaram sua internet, mas também impedir que outros usuários se conectem e diminuam a velocidade do seu serviço. Além disso, utilize protocolos de segurança, como um antivírus em suas máquinas para evitar que usuários maliciosos se infiltrem na rede para usá-la na aplicação de golpes.

4 – Diminua o número de dispositivos conectados

A conexão de vários dispositivos ao roteador pode consumir quantidade alta da banda e afetar a qualidade da sua conexão, o que pode ser resolvido com apenas o desligamento deles. Sabe aquele segundo celular, aquele tablet ou aquele notebook que não estão sendo usados, mas estão ali conectados? Eles podem consumir banda de forma a deixá-lo com a impressão de que a internet está mais lenta.

5 – Use um cabo Ethernet

Se você não tiver sorte com o Wi-Fi ou se não quiser investir em um novo roteador, precisará usar uma conexão com fio. Conecte seu PC ou notebook ao seu roteador usando um Ethernet. Isso fornecerá as velocidades mais rápidas possíveis para sua conexão, atingindo potencialmente até 1 GB por segundo. Sem dúvida é a opção mais utilizada neste momento, especialmente para evitar gargalos.

Com essas dicas simples, você já consegue melhorar o desempenho da sua internet, mas se mesmo assim os problemas persistirem, é necessário entrar em contato com seu provedor local para que um técnico possa analisar o problema.

6 – Planeje o uso da sua internet

Tente planejar as atividades on-line de seus familiares nos horários de pico. Antes da pandemia, a maior parte do uso da Internet era provavelmente orientada nas primeiras noites, após o fechamento dos negócios. Com a mudança para o trabalho e a educação de forma remota, é provável que haja mais acesso à Internet durante o dia. Bom, esperamos que você tenha entendido como diminuir sobrecarga na internet.

Sobre a Americanet

Fundada em 1996, a Americanet é uma das principais operadoras de telefonia móvel, fixa e conectividade do país. A companhia conta com infraestrutura e tecnologia de ponta baseada em redes de Fibra Óptica com extensão de mais de 20 mil km, presença em 8 estados e mais de 300 cidades.

Saiba como acelerar os downloads do Steam

Como verificar a velocidade da sua internet pelo terminal Linux? Instale o Speedtest-cli